Deputados e prefeitos do PT têm reclamado da dificuldade de acesso a dois ministros do governo Lula: Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, (PDT-AP), e Jader Filho, das Cidades.
Os petistas buscam os ministros atrás de dinheiro para suas cidades e regiões. “A gente tem que implorar”, disse um deputado federal do PT, de um estado que recentemente sofreu com desastres naturais. “Muitas vezes, [os ministros] nem nos recebem”.
O parlamentar afirmou ainda que há diferença no tratamento dispensado a petistas em relação a integrantes de outros partidos. Segundo ele, os ministros têm agendas frequentes com deputados da base aliada, mas ignoram os apelos da bancada do PT.
As reclamações ocorrem em meio à tentativa do governo de construir uma base parlamentar sólida no Congresso. Nos próximos dias, para melhorar a relação com o União Brasil, o Palácio do Planalto vai confirmar a substituição da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (RJ), por Celso Sabino (PA). Há a possibilidade de novas mudanças, no que depender do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Centrão.
Um membro do governo disse ao Bastidor que a insatisfação é legítima e que a relação do governo com o PT vai melhorar, mas antes é preciso resolver as pendências com a Câmara e o Senado.