Desconto fajuto: houve um aumento maquiado no valor da mercadoria, com um desconto que na verdade não alterou em nada o preço do produto. Neste caso há a má-fé e a propaganda enganosa, o negócio pode ser desfeito.

Frete mais alto que o normal: o produto está barato mais o frete acima do normal, resultado o aumento está embutido no total da venda. Resultado, há propaganda enganosa e excessiva vantagem para o vendedor do produto com vantagem excessiva no frete.

Site com oferta que, no final, o produto não é entregue. Este é o golpe mais comum, o consumidor compra o produto, mas não o recebe. O ideal é que o consumidor compre com cartão de crédito, daí faz um boletim de ocorrência eletrônico e uma oposição de lançamento na operadora do cartão de crédito por fraude na compra.

Produtos na iminência do vencimento do prazo de validade. Este expediente é muito utilizado e as letras que constam a validade são sempre diminutas. Esta promoção é conjugada com a oferta de pague dois e leve três, mas o consumidor não conseguirá consumir o produto dentro daquele prazo, resultado: leva prejuízo. Guarde a nota fiscal e demonstre o expediente malicioso.

Direito de arrependimento na compra de produto pela internet. São 7(sete) dias para o consumidor se arrepender, a contar do recebimento do produto, comprado pela internet. por telefone ou na venda porta a porta. O arrependimento não precisa ser motivado, e nenhuma taxa pode ser cobrada.

Muito sites sequer tem endereço físico para remessa dos produtos, não possuem contato telefônico, ou o endereço é uma caixa postal, neste caso a fraude é quase certa.

A garantia do produto ou serviço é de 90 (noventa) dias, mas pode ocorrer um vício oculto, isto é, aquele que não foi identificável no decorrer da garantia, neste caso é obrigação do fornecedor resolver o problema. Produto em promoção não perde a garantia. Desconfie: preços muito abaixo do mercado em lojas desconhecidas, surgidas na semana dos descontos.

Cuide com as promoções de produtos que estão na iminência de saírem de linha. Evite o endividamento e a compra por impulso. Pondere seu orçamento doméstico e sobre a necessidade de adquirir aqueles produtos somente porque estão em promoção.

Digite o nome da empresa no site “reclameaqui.com.br” ou nos rankings dos procons para saber se o fornecedor é confiável.Também peça desconto nas promoções, principalmente se pagar à vista e em dinheiro pois o valor pode ser diferenciado se pago em dinheiro ou invés do cartão de débito ou crédito.

Cuide com sua segurança, no período de final de ano amentam os furtos, os roubos e as fraudes com clonagens de cartões. Acione o serviço de aviso dos lançamentos por SMS no seu aparelho celular para se acautelar de fraudes em cartões de débito ou crédito.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Claudio Henrique de Castro e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.