Discurso Sem Curso.

Meus conterrâneos, concidadãos e contemporâneos:
Convidaram-me a dizer-lhes algumas palavras. Não sei quantas, exatamente. Algumas não são muitas e poucas não chegam a tantas. Aliás, algumas é uma palavra que contém várias. E várias subtende outras. Mas várias palavras é mais do que deve ser dito, embora várias seja uma palavra só e não dê o recado todo. Fico tentado a proferir certas palavras, em vez de palavras certas.
Talvez escolha as erradas e aí elas serão em maior número, errando eu na quantidade e na qualidade da mensagem. Se eu me decidir por determinado número, não estarei falando a ninguém e sim pronunciando algarismos que, tenho certeza, nada acrescentarão à minha declaração. Palavras, palavras, palavras: é isso que me pedem. Tomem-nas de mim. Façamos isso civilizadamente, com a calma que não se vê mais por aí. Eu as darei sem nenhuma solenidade, e vocês as apanharão no ar, ao sabor da audição. Para evitar tumulto entre aqueles que querem mais palavras, eu as repetirei. Há para todos. Não, não é A para todos.
É no plural: as para todos. Não confundam com ás para todos. Não trouxe baralho e tampouco sou piloto exímio. Puxa, fiquem quietos: está bem,m além de aa darei as demais vogais. As à vontade. Sim, as à vontade. E outras letras também. Sílabas inteiras. Não se afobem. Vou gritá-las mais alto. Esperem elas chegarem a vocês! Esperem que caiam em sua compreensão.
Esperem! Não deixem as minhas palavras perderem o sentido! Calma, ouvintes. Minha língua pode produzir todos os sons que quiserem! Não, fiquem longe! Não! Não metam a mão na minha boca! Neg ftasm depiw frax!

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.