Hora de Morrer|Pora Umierać |2007|Dorota Kedzierzawska|Polônia
O filme retrata a história de Aniela, uma anciã solitária, rabugenta e enérgica que vive, com sua impetuosa cadela Philadelphia, em uma grande e velha casa cercada por árvores e um balanço, tendo como vizinhos uma escola de música para crianças e um novo rico , grosseiro e arrogante, que a todo custo lhe exerce pressão para que lhe venda sua casa.
Hora de Morrer é antes de qualquer coisa uma reflexão de que a velhice não pode ser encarada como uma sentença à inutilidade e à invisibilidade. Trata-se de uma história otimista e comovente, delicada e fortemente conduzida pela atriz Danuta Szaflarska, com seus 90 e poucos anos.
Danuta conduz o filme com maestria, praticamente sozinha o tempo todo e quase que em cenário único. É impossivel não se apaixonar por sua personagem, de humor suave e inteligente, de expressão cheia de vida e de monólogos de sábia inspiração. Além de Danuta, destaque para os detalhes de direção de arte que formam o ambiente da casa, a película em preto e branco granulado e uma série de tomadas de câmera através de vidros, que imprimem uma percepção interessante do filme.
Uma boa sugestão para uma experiência visual, mas sobretudo para reflexão sobre solidão, velhice e continuidade no fim da vida.