Resultado de uma pesquisa tridimensional, a exposição também conta com objetos em cerâmica, resina e metal, em diálogo com a arquitetura do local. Os trabalhos apresentam uma espécie de sistema, criando uma relação de influência e interatividade entre as peças, o espaço e os elementos vivos – que aparecem de forma processual, em constante transformação. A proposta do artista é sugerir efemeridade e transitoriedade, estabelecendo um vínculo vantajoso entre os componentes da obra.
Linguagens diversas – Nascido em Curitiba (1979), onde vive e trabalha, Juan Parada é formado em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, e expõe seus trabalhos desde 1997. Iniciou pesquisas com cerâmica em 2003 e foi um dos membros fundadores do coletivo Interluxartelivre (2002 a 2011), que agitou o meio artístico da capital paranaense.
A arte e o talento de Juan Parada materializam-se em instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. O artista desenvolve pesquisas sobre relações de tempo-espaço e diálogos arquitetônicos, experimentando diferentes linguagens das artes plásticas. Cruzando diversos campos, como o design, a botânica e a arquitetura, a atuação de Juan Parada gera trabalhos que sugerem impermanência e instabilidade, contendo situações paradoxais.
Suas obras ocupam circuitos próprios e também espaços institucionais, como galerias e museus. Entre as mostras recentes estão a exposição coletiva “Abre Alas”, na galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro, em 2013; o projeto “A Memória da Matéria”, contemplado pelo edital Bolsa Produção 5 do Fundo Municipal da Cultura e apresentado no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, em 2012; e a exposição “O Estado da Arte”, realizada com o coletivo Interluxartelivre, no Museu Oscar Niemeyer – MON, em 2010.
Serviço: Exposição “O Espaço Simbiótico”, do artista curitibano Juan Parada. Data: de 13 de abril (abertura às 15h) a 26 de maio de 2013. Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço). Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; sábados e domingos, das 8h30 às 16h. Entrada franca.