Espaço Arte Em Movimento

Foto de Ana Barrios.

O objetivo do trabalho é a experiência do desenho, sendo o movimento corporal o ponto de partida para o desencadeamento do processo criativo. “A imaginação fluindo nas linhas, leva o participante ater idéias, projetos, emoções, além de materializar sobre a folha de papel, os movimentos do corpo, a fugacidade da dança”. As atividades do curso incluem: registros gráficos de ritmos coreográficos, melodias e forma humana em ação.”A característica de apontamento imediato, quase de escritura, faz do desenho um exercício de integridade. É, ao mesmo tempo, flexível erevelador.”

Para a prática artística, o desenho funciona como importante fundamento, por sua velocidade e leveza. A afinidade com o gesto, pode convertê-lo em uma expansão do corpo, enquanto que a conexão com o texto transmuta o ato de desenhar em forma de reflexão. “Se a dança é uma arte intermediária que se realiza por meio do tempo, sendomaterialmente uma arte em movimento, o desenho é uma arte intermediária que se realiza por meio do espaço, pois sua matéria é imóvel” (Mario de Andrade).

A artista plástica Leila Pugnaloni nasceu no Rio e é radicada em Curitiba. Estudou na Escola de Belas Artes do Paraná; no Rio de Janeiro, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na “The Art Students League of New York”. Desde 1980, fez mais de 20 exposições individuais, participou de mais de 40 coletivas. Em 1994 e 1995 participou do Salão Nacional de Artes Plásticas/RJ. Também em 1995, foi premiada pelo Salão Paranaense. Atua como orientadora em seu atelier desde 1996. Em 2002, participou da III Bienal do Mercosul. Em 2003, lançou o livro “Leila Pugnaloni, O Passeio do Olhar”, de autoria de Fernando Bini.

Em 2007, lançou o livro “Desenhos”. Tem obras no acervo do Museu Oscar Niemeyer e de importantes instituições do Paraná e do Rio de Janeiro. Trabalhos nas galerias: Lemos de Sá, em Belo Horizonte; Patrícia Costa no Rio e Solar do Rosário, em Curitiba. Textos críticos de Adalice Araújo, Darel Valença, Ennio Marques Ferreira, Fernando Bini, Manoel Carlos Karam, Nilza Procopiak, Paulo Leminski, Paulo Herkenhoff, Paulo R. O. Reis, e Tadeu Chiarelli . Ilustra livros, revistas e jornais.

Espaço Arte Em MovimentoEscola de DançaCentro Cultural. Oficina: Desenho em Movimento com Leila Pugnaloni. Sábado, 27 de junho 2009 – das 14 às 18hs. Investimento: R$ 50,00. Estrada da Gávea, 638, São Conrado, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 22610-002. Fone: 21 33 22 10 52.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.