Retrato de Fausto Bergocce que integra ensaio com os principais cartunistas brasileiros

Fausto Bergocce nasceu em Reginópolis (SP), da safra de 1952. Começou sua carreira de cartunista no jornal “Guaru-News”, de Guarulhos (SP), em 1974. Depois fez parte da primeira redação do jornal “Metrô-News” — também guarulhense — e, em 1976, foi trabalhar na imprensa de São Paulo (SP), atuando como ilustrador, cartunista, chargista e caricaturista nas seguintes publicações: “Última Hora”, “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “O São Paulo”, “Popular da Tarde”, “Diário Popular” e “Diário de S. Paulo” e “Diário de Guarulhos”.

Colaborou igualmente como chargista do jornal “Diário do Grande ABC,” no portal chargeonline.com.br e produziu charges animadas para os programas Vídeo Esporte e Jornal 60 Minutos, ambos da TV Cultura, com atuação paralela no Departamento de Cenografia e Arte da mesma emissora.

Na imprensa sindical, produziu com grande intensidade por meio da agência Oboré e lançou o “Gibi do Trabalhador”, em 1979, usando a linguagem dos quadrinhos em parceria com o cartunista Laerte. Em 1981, recebeu menção honrosa como melhor cartum no 1.º Prêmio Abraciclo de Jornalismo e, em 2000, foi agraciado com o Troféu HQ Mix (melhor livro de caricaturas) pelo lançamento de “Sem perder a linha”.

Ainda no ano 2000, a convite do historiador Carlos Alberto Ungaretti Dias, desenhou o painel em comemoração aos duzentos anos do Jardim da Luz, através da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo. Autor de treze livros, em especial “Reginópolis: Sua História”, em 2011 — em que conta a saga de sua cidade natal em parceria com Henrique Perazzi de Aquino —, e autor do DVD “Fausto Animado”, em 2019, dirigido pelo escritor e quadrinista Darlan Zurc.

Com sua arte, Fausto participou de inúmeras exposições e salões de humor, em destaque o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salão Internacional de Saint-Just-le-Martel, na França. Hoje ele é colaborador do jornal “+Humor” – “Sou um PROVOCADOR de sorrisos. Os RISCOS são por minha conta”.

Paulovitale ©All Rights Reserved

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.