Fora-da-Lei

Eu e Trimano, o mago do bico-de-pena, temos tomado porres homéricos aqui em Santa Teresa. Daqueles de escandalizar senhoras que se parecem irmãs de Machado de Assis. Começamos na bucólica praça da Paula Mattos, o lugar mais charmoso do bairro, ao lado da casa do Tri, onde o Bar das Meninas (as donas formam um casalzinho lindo) oferece o ambiente mais autêntico e tranqüilo para uma cerveja gelada e um papo cabeça – e terminamos no restaurante Sansushi, administrado pela japonesa Tisuko, mulher do Tri, que apenas tenta não atrapalhar – e mesmo assim não consegue (ele, não ela). Depois de mergulhar no sakê, meu companheiro fala apenas em espanhol, algo ininteligível, quase sempre vociferando contra os velhos caudilhos argentinos. Para falar a verdade, o Trimano nestas horas se parece mais com um ectoplasma. Não sei a opinião dele sobre mim, mas não deve ser muito diferente.

Ambos comungamos o desdém pela onda de conservadorismo e bons costumes que assola os politicamente corretos. É verdade que não fumamos mais cigarros caretas, tipo Minister ou Carlton, mas por pura determinação médica, que nos obriga a cuidar minimamente da saúde. Usamos da prerrogativa dos nossos 60 anos para, discretamente, andar pelas ruas fumando um baseado – com muito cuidado para não se expor às criancinhas. (Num país como este, a gente considera um absurdo sermos “fora da lei” – se é que você me entende?). De resto, estamos sempre querendo briga com os caras do governo, por exemplo, os políticos, e enaltecendo figuras como Pixinguinha. Quando quero, sou mais grosso do que joelho da Tarsila.

Toninho Vaz, de Santa Teresa

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.