Garibaldis e Sacis abre o Carnaval de Curitiba neste domingo

Garibaldis por_Cido_MarquesFoto de Cido Marques

As festividades que antecedem o Carnaval de Curitiba começam neste domingo (25), a partir das 15h, quando a Marechal Deodoro se transforma na “Arena Pré-Carnaval” e abre espaço para os foliões do bloco Garibaldis e Sacis. A Rua será novamente o grande palco da festa que ano passado reuniu milhares de foliões. Neste domingo, os foliões estão convidados a se fantasiar com o tema tradicional: palhaço, pirata, arlequim, pierrô, colombina, etc.

Serão três datas marcadas para a folia do bloco. Além da saída do próximo domingo, o bloco se apresenta no dia 7 de fevereiro no Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais e no dia 8 de fevereiro, com o reforço da Orquestra Contemporânea de Olinda, novamente na Marechal Deodoro. Todas as apresentações começam a partir das 15h.

“O Garibaldis e Sacis promove atividades durante todo o ano. São oficinas, apresentações, o Arraiá da Anita e o bloco de pré-carnaval que sempre prepara surpresas. Este ano ficamos também satisfeitos com a diversidade promovida. Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando”, afirma o carnavalesco Itaercio Rocha.

 Homenagens

Este ano, o Garibaldis e Sacis homenageia os irmãos e ex-integrantes da bateria do bloco que faleceram ano passado, Israel Machado e Gilberto Machado Fomo. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis – que será vendida nas saídas do bloco – homenageia o humorista mexicano que interpretava os personagens Chaves e Chapolin, Roberto Balaños.

 Estrutura

A Marechal Deodoro, que voltou a receber o desfile das escolas de samba e o pré-carnaval no ano passado, terá toda novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso (veja o mapa). O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

A Guarda Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares estarão acompanhando todo o evento. Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão da “arena”. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa. Não será permitida a entrada com garrafas de vidro.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

 Programação

Dia 25 Janeiro – Marechal Deodoro
Dia 7 de fevereiro – Sítio Cercado
Dia 8 de fevereiro (com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda) – Marechal Deodoro
Eventos gratuitos. Início sempre às 15h

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.