![](http://4.bp.blogspot.com/_tW83KoQCqyE/SSv02LJSgSI/AAAAAAABKs0/yqaxI-zJkvg/s400/basilicata.gif)
Poucos meses após a sua última projeção no prestigiado Bowery Poetry Club, em Nova Iorque, e depois de ser sido apresentado em cerca de vinte países em todo o mundo, Japão, Espanha, França, Argentina, Alemanha, Hungria, entre outros, Nine Poems inicia a sua turnê pelo Brasil em parceria com a Astrolábio, fundada e dirigida pelo compositor e sound designer Vadeco e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Terça-feira, 25 de novembro ás 19,30hs, Nine Poems em Basilicata será exibido com a presença do diretor Antonello Faretta na cinemateca de Curitiba, que vem para Curitiba para lançar seu filme, ministrar um workshop, além de iniciar uma relação de intercâmbio entre Brasil e Itália, em parceria com a sua produtora Noeltan Film e a Astrolábio.
Além da projeção de lançamento de “Nine Poems in Basilicata”, será realizada uma workshop no dia 26 de novembro com o diretor italiano, que já trabalhou com Abbas Kiorastami e Babak Payammi, sobre escrever e dirigir filmes baseados na relação entre cinema e poesia.
Serviço:
Projeção de lançamento : 25 de nov – terça-feira- 19:30hs – Cinemateca de Curitiba Workshop: 26 de novembro, quarta- feira- 19:30h. Astrolábio Musica Áudio e Multimídia Informações: 41 3016 6002
Sobre John Giorno
Um dos poetas mais inovadores do Séc XX, John Giorno elevou a a poesia para uma nova forma de Arte. Nascido em 4 de dezembro de 1936 e com cinqüenta anos de carreira, Giorno escreveu, executou, registrou, filmou e apresentou a revolução da poesia contemporânea. Trabalhou com Andy Warhol no seu primeiro filme Sleep, 1963. Criou em 1965 a Giorno Poesia Systems, inovando o uso da tecnologia na poesia aliando a eletrônica e a multi-mídia, para criar novos espaços de performances. De 1966 a 1968 trabalhou com Bob Moog, que sonorizava com seus novos equipamentos, a poesia de John.
Em 1968, John Giorno criou a Dial-A-Poema, e inovou a utilização das comunicações telefônicas para as grandes massas. As milhões de chamadas recebidas deram origem a industria Dial-Up, conhecida hoje com disque piadas, disque metereologia,etc, marcando um nova era nas telecomunicações.
Sobre Antonello Faretta
O italiano Antonello Faretta nasce em 1973 em Potenza. É fotografo, diretor e produtor cinematografico. Colaborou com os diretores Abbas Kiarostami, Marco Bellocchio, Saverio Costanzo, Giacomo Campiotti, Peter Del Monte, Babak Payami e com os canais de televisão Rai Sat Arte e T9.
Entre as suas obras estão, Lei lo Sa, Da Dove Vengono le Storie?, Il Vento, la Terra, il Grasso sulle Mani, 20Venti, Silenced Thoughts, Nine Poems in Basilicata. Todas apresentadas em muitos festivais internacionais, canais de televisão, galerias de arte e museus espalhados pelo mundo.
Em 2002 funda o estúdio de produção independente Noeltan Film com o qual realiza todos os seus trabalhos e produz novas obras de jovens autores internacionais. Em 2004 cria e dirige l’Atelier del Cinema di Potenza e o Potenza International Film Festival pelo qual, em 2006, recebe a prestigiosa Targa per Meriti Culturali do Presidente da Repubblica Giorgio Napolitano.