Convenção Internacional de Quadrinhos começa nesta quinta-feira. Abertura marca o início de nove exposições no Solar do Barão, incluindo a homenagem a Sergio Bonelli, Tesouros da Grafipar e os trabalhos de Tanino Liberatore.
Será nesta quinta-feira (25), às 20h, no Solar do Barão, a abertura oficial da Gibicon≠1 (Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba). Até domingo estão programadas exposições, oficinas, palestras, cursos, sessões de autógrafos, avaliação de portfólios e encontro informais, além da feira de expositores e, pela primeira vez, uma mostra de filmes, com a exibição de 10 produções.
A abertura marca o início de nove grandes exposições que ocupam, desde o fim de semana, os três edifícios do Solar do Barão, no centro da cidade.
Todas as atividades da Gibicon são gratuitas. Para as oficinas é preciso levar um gibi em bom estado que será doado à Gibiteca.
Convidados – a exemplo da edição anterior, a Gibicon terá convidados nacionais e internacionais que participarão dos eventos programados e abertos ao público.
Entre os convidados internacionais estão Tanino Liberatore, Moreno Buratini, Roberto Diso e Fabio Civitelli (Itália); Eduardo Sanz (Argentina), Isabel Kreitz e Mawill (Alemanha).
Liberatore, um dos mais importantes nomes dos HQ’s, estará pela primeira vez em Curitiba. Ele criou o personagem Ranxerox e foi figurinista do filme Asterix e Obelix – Missão Cleópatra. É dele também a antológica capa do LP de Frank Zappa, a qual tem o seu principal personagem, Ranxerox, como um roqueiro. “É uma honra para a Gibicon tê-lo como convidado. Era um sonho pessoal e profissional que o Liberatore participasse e agora todos nós teremos a oportunidade de conhecer mais sobre este grande artista”, disse o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani. Entre os 40 artistas nacionais que confirmaram presença estão Laudo, Spacca, Fernando Gonzales, Joe Bennett, Pryscila Vieira, Afonso Andrade, Paulo Ramos, André Caliman, Carlos Magno, Renato Guedes, Guilherme Caldas, entre outros.
Eles estarão presentes na abertura do evento nesta quinta-feira. Gibiteca – Nesta edição, a Gibicon faz uma homenagem à Gibiteca que neste ano completa 30 anos de atividades. Inaugurada em 1982, dentro da Galeria Schaffer, a Gibiteca foi o primeiro espaço para histórias em quadrinhos do país e da América do Sul.
Ela inciou com 3 mil exemplares e atualmente são 33 mil entre livros teóricos, gibis de diversas categorias e livros de RPG. Entre as raridades do acervo estão às edições Tico-Tico, e as primeiras edições nacionais de Batman e Capitão América. Desde 1988 a Gibiteca funciona no Solar do Barão como ponto de encontro de artistas, espaço para cursos e exposições. A Gibicon≠1 é uma realização da Znort, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. O evento tem apoio da Quadrinhofilia e produção é da Fuá Produções.
Exposições no Solar do Barão – Tanino Liberatore em Curitiba – Homenagem a Sérgio Bonelli – Il mio TEX – O Mundo de Haarmann – Tesouros da Grafipar – 30 anos de Gibiteca – Comics on top – Quadrinhos Curitibanos – Tesouros da Gibiteca
Programação completa (com descrição de cada uma das atividades) em http://gibicon.com.br
Serviço: Gibicon ≠1 – Convenção Internacional de Quadrinhos. De 25 a 28 de outubro. Locais: Solar do Barão, Memorial de Curitiba, Paço da Liberdade, Fábrika, Jokers, Cinemateca. Entrada gratuita. Abertura Gibicon≠1: Dia 25 às 20h. Solar do Barão. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 Centro. Curitiba / PR