Hoje, no Rio de Janeiro

Amigos, convido a todos para a inauguração da exposição dos Oshiês, de Tomo Ishibashi, no restaurante Sansushi, no dia 08 de junho, as 18 horas. Oshiê é uma variedade de trabalho artesanal com tecido ou com papeis especiais, cobrindo figuras recortadas como pessoas, flores, aves. Esse método artesanal antigo foi trazido da China e, no Japão se tornou conhecido na Era Edo (1590/1868) e era praticado pelas donas de casa. Inicialmente era conhecido como “bonecas com vestuário” ou “desenho de vestuário”, e somente no período Edo passou a ser chamado de oshie. Tomo Ishibashi, nascida em Nagasaki, veio para o Brasil com os pais em 1960, naturalizando-se brasileira em 1975.

Aprendeu as linhas básicas de Oshi-ê com a sua mãe, quando confeccionava quadros com bonecas vestidas de kimono. Aprimorar o aprendizado, visando ainda a divulgação da cultura japonesa através desta técnica e dedica a maior parte do seu tempo a esta atividade, pesquisando sobre a tradição e os costumes do Japão para mostrar através de seus quadros. Vale a pena ver! Tizuko.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.