Imagens musicais na Capela Santa Maria

Foto Divulgação
Um concerto que marca a estréia mundial de quatro peças da nova composição brasileira. Essa é a proposta do recital Imagens que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, às 20 horas, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Na ocasião o público vai poder apreciar pela primeira vez as peças “Miniaturas do imaginário infantil”, de Davi Sartori; “Glasses”, de Indioney Rodrigues; “Suítes de Cenas”, de Gabriel Schwartz; e “Pequena Suíte Popular”, de André Mehmari. Para apresentar as obras estarão presentes os músicos Gabriel Schwartz (flauta), Davi Sartori (piano), Raiff Dantas (Violoncelo) e Danilo Koch (percussão). E participação especial de Vina Lacerda (percussão). 
Schwartz comenta que todas as obras foram compostas durante este ano. Ele explica que cada uma possui uma característica própria mas que se relacionam a partir do tema encomendado para cada compositor: “Imagens”. E exemplifica com a sua composição Suíte de cenas: “A idéia de pensar em imagens para compor uma música me remeteu imediatamente a pequenos temas musicais que levassem os ouvintes a se sentirem envolvidos em diferentes atmosferas ou criassem em seus pensamentos cenas que essa música e suas próprias lembranças lhes sugerissem. Assim comecei a compor os temas e a entremeá-los por pontes harmônicas de ligação de modo a criar uma história musical contada através desses pequenos temas. Agora cabe a cada ouvinte enxergar suas próprias imagens”.
Já para o pianista Davi Sartori, o formato musical desse recital remete a música programática identificada com uma cena ou outro contexto extra-musical. Ele lembra que para compor sua obra Miniaturas do Imaginário Infantil não tinha a idéia de falar sobre “infância” e durante seu processo de criação, foi sendo conduzido à lembranças desse período de vida. “Ao invés de imagens ou cenas, aqui a música retrata períodos do dia. Esse pequeno passeio começa ao final do dia e termina ao amanhecer. Nessas quatro miniaturas, apresento o que hoje faz parte do meu imaginário. De fato, nem tudo o que você vai ouvir foi o que realmente aconteceu mas é o que minha imaginação me faz acreditar ser verdade”, resume.
O compositor paranaense Indioney Rodrigues, que está morando em Londres, conta que sua obra Glasses é feita algo como que num espelho de música pelo qual Philip Glass e Olivier ouvissem-se de um ao outro. “Essa peça foi escrita durante uma semana chuvosa, diante de uma janela de vista a um lindo jardim, onde duas flores de rosa dançavam lentas, mas constantes, mesmo a noite”. A peça de Rodrigues que será apresentada ao público pela primeira vez tem uma linguagem contemporânea que, assim como as outras, é capaz de agradar tanto os ouvintes de música erudita quanto aqueles que gostam de música instrumental brasileira.
O consagrado compositor e pianista André Mehmari (SP) diz que compôs a peça Pequena Suíte Popular, escrita em três movimentos, durante o mês de agosto deste ano. “O primeiro movimento, Efêmera, é uma valsa-de-esquina bastante nostálgica, angular, cheia de saltos e cromatismos. Choro e Delírio, como fica já bem claro no nome, trabalha muitos contrastes de linguagem, textura, densidade e humor”. Sobre o Baião do seo Geraldo ele explica que é “um baiãomaracatu” composto em homenagem ao pai do célebre músico Proveta. “Esse movimento brinca com a variação rítmica dentro do motivo principal, dividido entre flauta e cello. Simplicidade direta e coesão foram os objetivos aqui. Dedico esta suíte aos músicos que me encomendaram a peça, e dedicaram seu tempo e energia para torná-la audível”, finaliza o músico.
Serviço:
Imagens – Recital de música com Gabriel Schwartz (flauta), Davi Sartori (piano), Raiff Dantas (Violoncelo) e Danilo Koch (percussão). Participação especial: Vina Lacerda (percussão). Apresentações na quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de outubro, às 20 horas, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Estréia mundial das obras “Miniaturas do imaginário infantil” de Davi Sartori, “Glasses” de Indioney Rodrigues, “Suítes de Cenas” de Gabriel Schwartz e “Pequena Suíte Popular”, de André Mehmari.  Ingressos R$10 e R$5 (meia-entrada). Workshop – Masterclass com as pianistas, sexta-feira, dia 29, das 14 às 18 horas, com entrada gratuita –. Informações: (41) 3321-2840. Classificação: livre.
Mais informações e entrevistas:
RB – Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne 41 9145 7027

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.