Jornal da ABI – A Cronologia dos Quadrinhos 2

A Cronologia dos Quadrinhos começou a ser publicada no número 348, cuja primeira parte foi escrita por Otacílio d’Assunção, o Ota. Nesta edição, Francisco Ucha, Ota e César Silva foram autores dos textos e da pesquisa.

Além da cronologia, esta nova edição apresenta uma entrevista que fizemos com Mauricio de Sousa em duas ocasiões: uma, na MSP, onde conversamos por mais de duas horas. Noutra, complementando e atualizando alguns dados, fiz na Bienal do Livro, em São Paulo. Além disso, aproveitamos também para prestar justa homenagem a Adolfo Aizen e a Jayme Cortez e entrevistamos o Floriano Hermeto, o cultuado desenhista que assinava FHAF e entrou para a história dos quadrinhos brasileiros pelo trabalho que realizou com apenas cinco histórias para a revista O Judoka, da Ebal.

Num total de 48 páginas no formato berliner especial, o Jornal da ABI reservou 25 páginas para a cronologia que registra alguns dos principais fatos que aconteceram entre 1949 e 1977.  Lançaremos no segundo semestre um terceiro número encerrando a cronologia até 2011. Não é a primeira vez que o Jornal da ABI pauta assuntos ligados às hqs, cartuns e cartunistas, caricaturas, mercado editorial, etc.

A seguir, vão alguns outros links:
Jornal da ABI 322 170 anos da Caricatura no Brasil
Jornal da ABI 339 – Entrevistamos Jaguar e homenageamos também Henfil
Jornal da ABI 353 – Além de uma capa com um cartum do Henfil (e cartuns que ilustram a matéria da OAB), um matéria sobre o caso Ediouro.
Jornal da ABI 359 – Além de uma matéria sobre o mercado de quadrinhos, falamos sobre Rubem Grilo e sobre o jornal – Ex.
A Associação Brasileira de Imprensa é uma entidade sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos jornalistas há mais de cem anos e publica o Jornal da ABI mensalmente.
HQMIX Livraria – Praça Roosevelt, 142, Centro,
São Paulo, SP. Fone 11 3258 7740.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.