O destino preocupante da Justiça brasileira ficou muito claro no comentário do senador Renan Calheiros em seu Twitter, que vem sendo repassado nas redes sociais. Ele aplaude com entusiasmo o STF pela decisão de votar o habeas corpus do ex-presidente Lula. A animação de Renan deve ter ficando ainda maior com o improviso dos ministros do Supremo, que agiram como coelhinhos de Lula, com a liminar que impede sua prisão até que passe a Páscoa. Aí então é provável que adocem com um belo ovo de Páscoa a gulodice do condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro.
E o que é bom para Lula é melhor ainda para Renan Calheiros. O STF tem gavetas recheadas de casos de corrupção do ex-presidente do Senado. Já são 18 inquéritos, com acusação até de uso de documento falso usando a presidência do Senado. A lentidão dos ministros pode ser conferida pelo andamento de um deles, muito grave, sobre pagamentos feitos a sua amante, a jornalista Mônica Veloso, com quem teve um filho fora do casamento. A denúncia foi aberta em 2013, mas a abertura do processo criminal só foi autorizada pelos ministros 4 anos depois.
A empolgação de Renan com o STF faz todo o sentido, ainda mais agora que engrenou um acordão que envolve tucanos, como Alckmin e Aécio Neves, peemedebistas com Michel Temer à frente, tendo na jogada evidentemente também o Lula. Na mensagem do Twitter, Renan deu vivas à democracia e ao respeito à Constituição. Como eu disse, isso é mais que sinal vermelho. Olhem só o perigo que foi o dia de ontem no STF. Para Renan ficar animadão desse jeito, com certeza ele acredita que a Justiça foi para o beleléu.