Lauzier – Cinco brasileiras inesquecíveis

Dando seqüência às aventuras romântica do cartunista Lauzier no Brasil, o segundo capítulo se passa na Bahia. No episódio anterior, “As paranaenses” -publicado em minha coluna no O Estado do Paraná (domingo) e Tribuna do Paraná (segunda-feira) -, contamos que em fevereiro de 1970, a revista Realidade publicou seis páginas desenhadas pelo cartunista francês Gerard Lauzier, onde o humorista da revista Paris-Match, escritor e diretor de cinema recordava cinco episódios românticos dos oito anos que viveu no Brasil. “Cinco brasileiras inesquecíveis”a carioca, a paulista, a baiana, a alagoana e uma paranaense chamada Zenaide, estrela da aventura de estréia. (Dante Mendonça)

Na Bahia vivi minha aventura mais romântica pois foi segreda (Nota do blog: O texto manuscrito de Lauzier não foi corrigido pelos editores da revista Realidade. Melhor assim.) Enamorei uma mulata como só a Bahia tem. Se chamava Alderiva. Era linda de morrer. Era noiva e os pais, gente do interior, não brincavam com os princípios. Nós nos encontravam atraz do Farol da Barra, as escondidas! Ninguém sabia! Foi maravilhoso!

Balão 1 Olham, la vem a Alderiva com os pais… ela enamora um rapaz francés…
Balão 2 – Ja pensou, se o noivo, coitado, sabia disso!…
Balão 3 – Eles se encontram atraz do Farol da Barra!…
Balão 4 –
O rapaz é jornalisto na França…
Balão 5 –
Dizem que a menina não é mais…
Balão 6 – Se o pai chega a saber vai ser o diabo!…
Balão 7 – Vigem! Que falta de vergonha!
Balão 8 – A menina é viva p’ra chuchu! Os pais não sabem de nada! Dizem que ela não é mais…
Balão 9 – Vejam só! Que francês felizardo
!

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.