As ligações intermináveis voltaram a ocorrer no telefone dos consumidores.
São dezenas e até centenas de ligações de telemarketing, cobrança e até ligações por engano. Para tentar se livrar desse incômodo você cadastra seus números telefônicos no site www.naoperturbe.com.br e no site do Procon do seu estado.
Acontece que isto não tem resolvido o problema.
As empresas, bancos, financeiras e até golpistas que descobrem seu número telefônico ligam em horários inconvenientes, oferecem empréstimos consignados para aposentados, promoções mirabolantes, toda espécie de telemarketing e até cobranças que nem são do consumidor.
As ligações se realizam por números telefônicos que mudam constantemente e se você retorna à ligação vem uma mensagem que o número não recebe chamadas. Se você bloqueia o número indesejado, eles mudam o número para escaparem do bloqueio.
Ultimamente há robôs que atendem a sua ligação dizem “alô”, “um momento”, anunciam seu nome e pedem para você responder que “a sua mensam será gravada”.
Guarde os números que lhe ligaram pois se forem ligações de operadores de telefonia, você pode denunciar na Anatel.
Os Procons e os sites de cadastro de não perturbe podem ser responsabilizados pela omissão, por não punirem os infratores e não estão resolvendo a contento este problema.
As empresas, teles e grandes grupos não se importam em desobedecer a legislação, pois as multas são inexpressivas e a fiscalização é insuficiente.
Resta a você consumidor ajuizar ação judicial para buscar a indenização pelo incômodo.