O comício promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado (17), em Curitiba, reuniu milhares de pessoas na Boca Maldita, na região central da capital paranaense. Durante o evento, o ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva destacou que, apesar de ter ficado preso na cidade por 580 dias, gosta de Curitiba porque foi aqui que ele conheceu sua atual esposa, Janja.
Além de Lula, diversas outras lideranças políticas participam do evento. Entre eles estavam Requião, candidato à governador do Paraná pelo PT; a ex-presidente Dilma Rousseff; a ex-deputada federal Manuela d’Ávila; o senador Randolfe Rodrigues; a candidata ao Senado pelo Paraná Rosane Ferreira; e a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann.
DISCURSOS
Lideranças políticas que discursaram no comício falaram sobre a importância de eleger o candidato da Frente Brasil da Esperança ao governo do Paraná. A ex-presidente Dilma ressaltou o caráter de Requião e o quanto ele foi fundamental no momento de luta contra o impeachment. “Eu conheço o Requião. Trabalhei junto com ele e sei a qualidade da liderança dele, o que ele fez ao estado do Paraná. Ele teve um ato de coragem histórico durante o impeachment. Fez um discurso que deixava claro o que estava acontecendo. Ele começou dizendo ‘canalhas, canalhas, canalhas’ ”. E completou: “O Requião tem um grande papel a fazer neste momento que é ajudar o presidente Lula a retomar o Brasil. O Requião é um parceiro estratégico para isso.” A ex-deputada federal Manuela d’Ávila comentou que o vento que batia em Curitiba era o da esperança.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) elogiou o candidato ao governo. “Requião é daqueles que tem a vida inteira dedicada à luta por isso ele é imprescindível para o Brasil e para o Paraná.”
Já a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, falou da emoção por voltar a Curitiba com Lula em pleno local tradicional da política paranaense, após a prisão injusta do ex-presidente. E ressaltou as mudanças necessárias para as administrações públicas. “Com Lula Presidente e Requião governador, o Paraná vai sentir o que é investimento, o que é prioridade”. Gleisi diz que “Requião é um grande companheiro e grande amigo e tenho muito orgulho de caminhar com ele nesse caminho”.
A candidata ao Senado pelo Paraná Rosane Ferreira disse que entrou na campanha com emoção de ver o presidente Lula retornar. “Com Lula, ao lado de Requião, nós podemos voltar a acreditar no amanhã. Lula lá, Requião no Paraná e para nada dar errado, Marlei, Elza e Rosane no Senado”, disse, citando as companheiras da chapa de mulheres.
SAMEK ELOGIA MILITANCIA
O candidato a vice-governador na chapa de Requião, Jorge Samek, fez um grande elogio aos militantes do PT. “O maior patrimônio que temos no PT é sua excelência, a militância”, disse. “Obrigado Curitiba, região metropolitana e Paraná. Dia 2 de outubro é Requião e Lula. Eu e o Requião vamos organizar o Estado de novo e dar esperança ao povo do Paraná.”.
“Aprendi a amar Curitiba” Sobre o período de 580 dias em que ficou preso injustamente na sede da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, Lula disse que aprendeu a amar Curitiba. “Tem gente que pensa que eu fiquei com ódio de Curitiba porque fiquei preso aqui. A cadeia me fez aprender a amar Curitiba, porque foi aqui que eu conheci a Janja, e foi aqui que nós decidimos nos casar”, disse Lula, que mais uma vez agradeceu os militantes que fizeram vigília durante todo o período de sua prisão. “Não mediram esforços para ficar por 580 dias comigo. Obrigado, Curitiba, por tudo o que vocês fizeram por mim e pelo Brasil.”