O legado do artista Bispo do Rosário é o tema central do Arte para Maiores (APM) em setembro, programa direcionado a pessoas com mais de 60 anos. As atividades presenciais acontecerão, respectivamente, nos dias 5/9 e 12/9, das 14h às 17h. Haverá uma ação virtual em 19/9, das 14h às 15h30.
Educadores do Museu vão conduzir uma mediação na exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”, em cartaz na Sala 6, seguida por uma oficina artística. Os participantes também poderão participar de uma videoconferência com o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho. Para se inscrever, basta preencher o formulário online.
O tradicional programa do Museu Oscar Niemeyer tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Recentemente, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na Bahia.
Em cartaz
“Sonoridades de Bispo do Rosário” coloca o legado do artista em diálogo com outros nomes cujos processos criativos foram influenciados por ele e pela convivência com a Colônia Juliano Moreira, na qual passou a maior parte da sua vida como interno. Bispo do Rosário (1909-1989) carregou vários estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade – negro, pobre, louco, asilado em um manicômio –, e conseguiu, na sua genialidade, subverter a lógica excludente proposta a partir da sua obra.
Sobre o convidado
Luiz Gustavo Carvalho é curador, artista e pianista. Realizou sua primeira curadoria na França, em 2011. No Brasil, como curador de mais de 80 exposições, apresentou pela primeira vez no país a obra de diferentes artistas visuais. Desde 2016, vem colaborando de maneira regular com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro
Sobre o MOM
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço|Encontro Arte para Maiores na exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”. Encontros|Terça-feira, 5 de setembro – das 14h às 17h. Terça-feira, 12 de setembro – das 14h às 17h. – Videoconferência – Terça-feira, 19 de setembro – das 14h às 15h30.
Link para inscrição: bit.ly/APMsetembro2023
*As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes. A participação é gratuita para pessoas com mais de 60 anos e outros grupos isentos de pagamento de ingresso no MON (confira aqui).