Os advogados de Lula estudam pedir investigação sobre supostas tentativas externas de influenciar os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) no julgamento do petista.
FISCAL 2
Segundo eles, ou de fato há tentativas de “comprar a consciência dos magistrados” ou as notícias já publicadas a respeito são mentirosas -mas também uma forma de tentar pressionar e constranger os desembargadores.
BOAS MÃOS
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, diz que a PM do Rio Grande do Sul tem todas as condições de garantir a segurança no Estado no dia do julgamento de Lula. “Não há sinais de descontrole”, afirma ele. Jungmann negou o envio do Exército ao Estado, como pediu o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB).
NA ESTRADA
Segundo o comandante da Defesa, “é preciso um trabalho de prevenção, como revistar os ônibus [com manifestantes] nas estradas e separar as tribos [a favor e contra o PT], o que a PM tem toda a condição de fazer”.
MENOS É MAIS
O ministro diz ainda que “não há por que dramatizar e espetacularizar o julgamento do Lula. É um fato importante, sem dúvida, mas nada indica que levará à desordem pública”.
GLOBO
Henrique Meirelles abrirá o seminário que o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), do ministro Gilmar Mendes, realizará com a Universidade de Lisboa e a FGV de 3 a 5 de abril em Portugal. O tema central será “Direitos Sociais no Contexto da Globalização”.
ELENCO
Já confirmaram presença nos debates também o ministro Dias Toffoli e o desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que falará sobre saúde. Professores do Brasil, de Portugal e da Alemanha também vão participar.