Na Menor Livraria do Mundo…

Literatura Brasileira Em Quadrinhos.

As mudanças na educação brasileira nos últimos anos, principalmente a inclusão das histórias em quadrinhos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como uma das alternativas de complementação didática no ensino formal, podem ter aberto as portas para que a quadrinização de obras literárias encontre novo fôlego no país. É o que parece preconizar a publicação da Editora Escala Educacional, Literatura brasileira em quadrinhos, voltada para a aplicação em sala de aula. A coleção busca transpor para a linguagem das histórias em quadrinhos obras consagradas de grandes autores brasileiros, colocando-as ao alcance dos estudantes do país.

A editora pretende concentrar em contos as peças literárias “re-visitadas” pela coleção, mantendo-os o mais fiéis possíveis à versão original, mas adaptando os trechos descritivos para a linguagem dos quadrinhos. Para concretização desta obra foram convidados Vilachã, Jo Fevereiro e Bira Dantas, três mestres dos quadrinhos. Já foram publicados:

O Alienista, de Machado de Assis, O cortiço, de Aluísio Azevedo, A nova Califórnia, de Lima Barreto, A causa secreta, de Machado de Assis, Miss Edith e seu tio, de Lima Barreto, Uns braços, de Machado de Assis, O enfermeiro, de Machado de Assis e Um músico extraordinário, de Lima Barreto com desenhos e roteiros de Vilachã. Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcântara Machado, A cartomante, de Machado de Assis e O homem que sabia javanês, de Lima Barreto com desenhos e roteiros de Jo Fevereiro. Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida com desenhos de Bira Dantas.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.