Estréia hoje o monólogo “Bem-vindo” no Teatro Reikrauss

Temática da rejeição tratada de maneira bem humorada. Foto Divulgação

Usando como pano de fundo a problemática de imigrantes brasileiros que vão tentar a sorte país afora, e muitas vezes sofrem discriminação, a peça “Bem-vindo” trata de forma bem humorada sentimentos universais. Quem nunca se sentiu sozinho mesmo estando rodeado d pessoas? Quem nunca foi rejeitado, teve seu sonho podado ou interrompido? É bem provável a identificação do público, mesmo não tendo passado pela situação que remete o espetáculo, e concluir que, por mais que o Brasil tenha seus problemas, ainda assim aqui estaremos mais seguros e protegidos que em qualquer outro país do mundo.

R. (interpretado por Reikrauss Benemond) é um cidadão do Brasil que viaja rumo a Londres com duas amigas, para estudar em uma conceituada escola de língua inglesa. Ao chegar ao aeroporto da Londres, tem seu visto negado sem maiores explicações. Sem autorização para continuar a viagem, e sem falar a língua local, R. fica desorientado e com fome, sem conseguir emitir sua passagem de volta ao Brasil.

Com linguagem acessível, dinâmica e descontraída, “Bem-vindo” é uma crítica sutil ao sistema que oprime o homem comum, imerso em sonhos e ideais, e que o coloca como suspeito até que prove o contrário. A direção busca com humor retratar uma situação recorrente com milhares de pessoas em todo o mundo. Afinal, como diria Brecht, apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la.

Reikrauss Benemond

Desenvolve seu trabalho desde 1995, com direção, voltado a arte da encenação, de uma forma inovadora que foge do convencional. Com esse pensamento, decidiu levar do Rio de Janeiro para outras regiões a preparação necessária que o mercado exige, e viu em Curitiba, cidade em que grandes atores estão surgindo, a necessidade de criar um grupo onde todo esse potencial pudesse ser explorado. Nasceu aí a Teatratividade Cia Teatral, que vem desenvolvendo diversas atividades artísticas desde 2006, levando seus trabalhos a inúmeros estados do país.

Em 2011, Reikrauss completa 16 anos de carreira no Teatro, e para celebrar decidiu montar um monológo “Bem-Vindo”, com direção de Robson Sanchez e Monique Carvalho, com quem trabalhou na Farsacena Cia. Teatra e com texto de Gustavo Dasmaceno. O espetáculo será apresentado também no encontro de grupos teatrais de 2011 que acontece no Rio de Janeiro.

Teatratividade Cia. Teatral – Curitiba . Argumento: Reikrauss Benemond. Texto: Gustavo Damasceno. Direção: Robson Sanches e Monique Carvalho. Iluminação: Anderson Ratto. Trilha Sonora: Bruno dos Anjos. Figurino e adereços: Juliana Prado. Produção: Carla Regina. Vídeos Projeção: Teatratividade Produções. Elenco: Reikrauss Benemond

Serviço: Espetáculo: Bem Vindo. Local: Teatro Reikrauss – Praça Tiradentes 106, Centro (Galeria Pinheiro Lima). Temporada: 1 de Outubro à 16 de outubro – Sextas e Sábados às 21 horas e Domingo às 19 horas. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Mais infos: www.teatroreikrauss.com.br

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.