“Neste domingo recebemos a avassaladora notícia de que Bernardo Ribas Carli, que havia saído de casa para cumprir com o seu trabalho de representante dos paranaenses, não mais retornará para nós. Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda…”
A nota oficial distribuída pela família Carli no final da tarde de Domingo mostra bem aquele momento em que se recebe a pior das notícias, tão imprevisível por inimaginável, que um tempo para ser devidamente absorvida.
É uma escrita apressada de quem precisa se preparar para aceitar uma realidade totalmente fora do cotidiano, terrível, pesada demais e ainda indescritível.
Não há nada sobre a vida de Bernardo, além do fato de representar o povo do Paraná, sem dizer que era deputado. A referência é ainda no presente, como se ainda ele estivesse aqui.
Quem leu a nota da família Carli com a compaixão que se revela numa hora, dessas descobre alí a hora mais escura. A ausência, a saudade e as lembranças só virão daqui há muito tempo, quando o choque de agora se transformar em serenidade.