Foto Divulgação.
Se qualquer um de nós acostumou-se a pensar no ato de banhar-se como algo rotineiro, sem significado, apenas uma atividade prática e cotidiana, ficará, certamente, surpreendido, com o potencial simbólico de um simples “banho”. O grupo teatral da Cia. do Abração, dirigido por Letícia Guimarães, sempre revisitando sua pesquisa, apresenta o espetáculo teatral “O Banho”, dirigido ao público adulto, com novidades no elenco e na dramaturgia, nesta nova temporada, no TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná.
A peça mostra o banho em conotações rituais e metafóricas inesperadas. Com criação coletiva, supervisionada pela diretora, o espetáculo leva ao público o potencial simbólico de um simples banho. Um desejo de renovação ou até mesmo um ato mediador de vários planos da vida, deixando transparecer valores, comportamentos inconscientes: moralidades, desejos, lembranças que afloram ao toque da pele sob a água. Prazer, violência, piedade, enfim o banho é relação, é fluxo, é movimento, é mediação.
Apresentado em formato arena e com uma proposta de iluminação não-convencional, unindo-se a um cenário-instalação, composto por quase uma tonelada de água, acondicionados em dois mil saquinhos plásticos, a encenação pretende trazer o público para dentro da peça, numa experiência sensorial. De um simples ato cotidiano, sem significado para muitos, os atores compartilham esta intimidade como num mergulho profundo da vida. O espetáculo fica até 31 de agosto, de quinta a sábado, às 21 horas e domingo às 19 horas.
O grupo da Cia. do Abração desenvolve, ainda este ano, a pesquisa de linguagem teatral A-Corda e o espetáculo Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, dirigido a crianças de todas as idades.
Serviço
“O BANHO” – Espetáculo dirigido ao público adulto, 60 minutos. Com: Fabiana Ferreira, Carolina Mascarenhas, Val Salles e Hélio de Aquino. Direção: Letícia Guimarães – Realização: Cia. do Abração – Data: Até 31 de agosto, de quinta a sábado, às 21 horas e domingo às 19 horas. -Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná. Praça Santos Andrade.
“O BANHO” – Espetáculo dirigido ao público adulto, 60 minutos. Com: Fabiana Ferreira, Carolina Mascarenhas, Val Salles e Hélio de Aquino. Direção: Letícia Guimarães – Realização: Cia. do Abração – Data: Até 31 de agosto, de quinta a sábado, às 21 horas e domingo às 19 horas. -Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná. Praça Santos Andrade.