Solange Stecz, coordenadora das oficinas.
O filme brasileiro de maior bilheteria Desapega!, com 150 mil espectadores até junho, abriu na quinta-feira o 14° Festival de Cinema da Lapa, com a presença do diretor Hsu Chein e dos atores Polly Marinho e Wagner Santisteban. No elenco também estão Glória Pires e Maísa Silva.
No festival, que termina domingo (30), Hsu Chein elogiou os curtas-metragens realizados por alunos de escolas públicas da região da Lapa e patrocinados pelo Festival.”Quem dera eu pudesse ter tido essa experiência aos 10 anos, eu que só fui fazer filmes depois dos 30 anos”, lembrando que o festival fomenta mão-de-obra e apontou o caso concreto do assessor de comunicação e documentarista Bruno Santos.
Bruno começou a desenvolver seu trabalho nas oficinas da Unespar, na Escola Dr.Manoel Pedro, em 2012. A atual coordenadora das oficinas Solange Stecz desenvolve o curso de cinema nas escolas gratuitamente desde 2015 propondo que as crianças se apropriem da linguagem do audiovisual para entender seu próprio mundo e para desenvolver uma visão crítica das obras que assistir.
Ontem, o filme Nada é Por Acaso, do diretor Márcio Trigo, com Rafael Cardoso, foi muito aplaudido pelo publico. Os dois concorrem ao Troféu Topeiro, ao lado do paranaense Franco no Trem do Medo, dirigido por Salete Sirino; e Perlimps, animação de Alê Abreu, o mesmo diretor de O menino e o Mundo, que concorreu ao Oscar em 2016.
O Festival da Lapa também premia curtas-metragens paranaenses e infanto-juvenis.