Depois de 16 anos de discussões, o Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2017, proibiu a extração e a industrialização do amianto crisotila no Brasil. Um processo que durou 16 anos no STF. A proibição existe em 66 países e a ciência médica tem pleno conhecimento há pelo menos um século, dos efeitos cancerígenos nos pulmões, diante da exposição à poeira do amianto nos pulmões.
Desde 2001 sete estados proibiram a fabricação e a venda do amianto, são eles Amazonas, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O documentário “Não respire, contém amianto”, (disponível no youtube, www.reporterbrasil.org.br/naorespire), mostra a luta pelo banimento do amianto no mundo e a quantidade de pessoas afetadas pelo amianto no Brasil e na Itália, onde se localizam a jazidas do mineral.
Como ficam os milhares de tetos cobertos por amianto no Brasil, na sua maioria de habitações populares? Haverá uma gradativa retirada dessas telhas? A decisão judicial não disse nada sobre isto.
E o manuseio das telhas? Quais cuidados devem ser tomados? Quais equipamentos para a proteção dos trabalhadores devem ser usados no corte do material? Os restos das telhas onde devem ser descartados ou armazenados?
E as indústrias que ganharam bilhões de dólares? Quais as obrigações que tem com seus trabalhadores e os consumidores que se utilizaram das telhas e caixas de água de amianto?
As doenças pulmonares podem se manifestar até 40 anos após o uso e da ingestão nos pulmões das vítimas, daí a incidência a longo prazo da contaminação, são elas a Asbestose e o câncer Mesotelioma Maligno.
Como se vê o problema é de saúde pública e é urgente o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal fixarem as obrigações remanescentes e a longo prazo, resguardando o interesse dos trabalhadores nas indústrias de amianto e dos milhões de consumidores que ainda tem em seus telhados produtos que contêm amianto e que podem representar riscos à saúde.
Na Itália, ocorreram milhares de condenações e indenizações e a indústria Eternit foi fechada. Isso não significa que as telhas no formato chanfrado possuem amianto, mas na hora de manusear um telhado antigo, muitos cuidados e precauções devem ser tomados especialmente, a máscara para não respirar o pó do amianto.
Consumidor exerça seus direitos e em caso de dúvida consulte um (a) advogado (a) de sua confiança.