Em O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges, viajamos um zôo fantástico e, o mais das vezes, imortal decifração do que inscrevem, no luxo arquetípico da lenda, o lúbrico, o noturno, o insensato. Na (bela) edição da Emecê Editores (Buenos Aires, 1978), ao sabor do acaso, tão caro ao próprio Borges, lanço os dados e colho esta mandrágora voraz arrastando-se pela noite com o seu veludo assassino. “Como o ‘borametz’, a planta mandrágora é afim com o reino animal, porque grita quando a arrancam e esse grito pode enlouquecer quem o escuta.” (Romeu e Julieta, IV, 3); Pitágoras a chamou antropomorfa; o agrônomo latino Lucio Columela, semi-humana, e Alberto Magno pôde escrever que as mandrágoras representam a humanidade, inclusive com a distinção dos sexos. Antes, Plínio já havia dito que a mandrágora branca é a mandrágora macho e a negra, a fêmea.
Também os que desejam colhê-la traçam antes, ao redor dela, três círculos com a espada e miram o poente. O cheiro das folhas é tão intenso que chega a deixar as pessoas completamente mudas. Arrancá-la é correr o augúrio de espantosas calamidades.Flávio Josefo, em seu livro Guerra Judia, nos aconselha recorrer a um cachorro adestrado. Após arrancar a planta com os dentes, o animal morre, e as folhas ficam servindo como narcótico ou para fins mágicos e relaxantes. A suposta forma humana das mandrágoras alimentou a superstição de que estas crescem ao pé dos patíbulos. Browne, em texto de 1646, fala da gordura ou do inchaço dos enforcados e o romancista popular Hanns Ewers (Alraune, 1913), cita as propriedades vivificantes da semente.
Mandrágora, em alemão, é “alraune”. Antigamente se dizia “alruna”, termo que dá origem à conhecida palavra “runa”. A mandrágora (Mandragora officinarum L.), enfim, cientificamente falando, é uma planta da família das solanaceae e serve, entre outras coisas, para ser utilizada em bruxedos inomináveis. Também são atribuídas a ela as seguintes propriedades medicinais: afrodisíaca, alucinógena, analgésica e narcótica. Sabe-se que é muito antigo o uso da raiz da planta, e até algumas citações podem ser encontradas nos textos bíblicos em Gênesis 30:14 e Cantares 7:13.
Segundo lendas , as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto. Se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz “gritaria” tão alto que o mataria. Outra lenda refere que a mandrágora tinha como semente o sêmen de um homem. O médico Discórides identificou a mandrágora com a circea, ou erva de Circe, da qual se lê na Odisséia, no livro X: “A raiz é negra, mas a flor é branca como o leite. Dificílima empresa humana arrancá-la do solo, mas os deuses, ah, os deuses são todo-poderosos”.
Wilson Bueno [22/07/2007] O Estado do Paraná