O senador Ciro Nogueira (PP), presidente do PP, nunca assumirá em público a desfeita que tem feito ao deputado Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, ao cortejar Tarcísio de Freitas.
Fontes do PP e ligadas ao governador de São Paulo confirmaram ao Bastidor, porém, que Nogueira já enviou a Tarcísio o recado que será bem recebido no PP. Diz que no partido ele teria mais espaço para fazer oposição a Lula, de olho na eleição de 2026.
Republicanos e PP são partidos aliados e reivindicam ministérios no governo de Lula. Para manter o discurso de independência, o Republicanos solicitará que Silvo Costa Filho, ao eventualmente assumir um cargo, se licencie do partido. O PP publicou um documento com diretrizes para definir a atuação de suas bancadas com representantes no governo.
Marcos Pereira está fora do país e volta neste fim de semana com a missão de pacificar a legenda, que está em guerra. Um grupo, mais radical, incentiva ao governador de São Paulo a deixar o Republicanos ou a forçar o partido a se afastar do governo. Na mesma briga por Tarcísio de Freitas está o PL, de Jair Bolsonaro.