Prepare porções individuais, pois atualmente mais músicos estão vivendo sozinhos. Alguns até embaixo de pontes. Porção individual evita desperdício de notas e gritos dos vizinhos. Peça aos seus clientes que preparem uma programação semanal para entregas não só dos violinos como também de arcos bem temperados. Ofereça brindes para clientes mais assíduos: copos de veneno, cantores de rock, jogos de futebol americano, abridores de lata, cabeça e garrafa, escort-girls aposentadas, tuba com pouco uso, etc. Sabendo que o maior problema de um violino é a afinação, tenha sempre um gato bem ranheta para testes ao vivo.
Atire o pau no gato e afine o violino pelo berrô que o gato deu. Para clientes amadores, não deixe de apresentar outros pratos menos elaborados como flauta ao molho de tomate, atabaque ao alho e óleo, tamborim al primo canto. Lembre-se, por fim, que os clientes procuram sempre e sempre vantagens. A ilusão de ganhar dez centavos na compra de um violino de terceira mão faz maravilhas na hora do concerto. Eles se sentem um Paganini sem filtro e os espectadores senteo mau cheiro na última fila. Se não der certo, mude seu negócio para Shows de Palhaços no intervalo de jogos de futebol feminino.
*Rui Werneck de Capistrano é músico de ouvidos de mercador