O desabafo tem todo o jeito de ser conseqüência de algum desacerto de bastidores com Bolsonaro e demais figuras deste destrambelhado esquema de poder. Na lamentação da madrugada, o velho professor da Virgínia também faz duras críticas ao empresário Luciano Hang, de um modo que dá a entender que os dois andaram em tratativas sobre algo que não vem trazendo respostas satisfatórias do dono da rede de lojas Havan. Bem, certamente Olavo não deve estar esperando ideias filosóficas de Luciano Hang.
Vejam o que ele disse:
“Esse seu Havan vem aqui dizer: ‘ah, vou ajudar’. Vai ajudar o caralho, você vai comprar aviãozinho e se vestir de Zé Carioca, você é um palhaço. Isso que você é, eles têm toda a razão. É por causa de empresário como você que o Brasil tá nessa merda. Gente que não tem cultura e não gosta de quem tem. Bando de invejosos filhos da puta”.
Olavo anda bastante exasperado nos últimos tempos e certamente deve ter suas razões. Uma delas pode ser o rumo das investigações do inquérito das fake news, que pode ter descobertos segredos perigosos de figurões do bolsonarismo. Um dos suspeitos de financiar distribuição de fake news é o empresário Luciano Hang, por exemplo, que segundo o escritor foi até ele e disse “ah, vou ajudar”. Estará Olavo de Carvalho precisando que o dono da Havan lhe mande umas sábias ponderações sobre as idéias filosóficas de Aristóteles?
Do que se sabe das complicações do guru que está fulo da vida, uma delas muito séria é com Caetano Veloso, que teve uma decisão favorável em um processo movido contra Olavo pelo descumprimento de decisão judicial e não remover de suas redes sociais “mensagens que relacionem o cantor à pedofilia”. A multa milionária a ser paga com a derrota no processo é citada no vídeo em ele diz que vai derrubar “essa merda de governo”, caso Bolsonaro “continue covarde”.
A advogada de Caetano foi implacável. Anotou todas as vezes que o escritor continuou publicando as mensagens mesmo depois da decisão da Justiça pela retirada, comprovando o número de dias do descumprimento, cada um com sua devida multa. A conta ficou alta — R$ 2,8 milhões — e dificilmente Olavo conseguirá derrubar a decisão da Justiça em novo recurso. Está aí uma desconstrução que será difícil de ser feita com xingamentos ou mesmo fake news.