Formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, a banda The Wailers se tornou a mais influente na história do reggae. Seu primeiro disco pela Island, Catch A Fire, lançado cm 1973, apresentou o grupo para o público do rock no inundo inteiro. Neste DVD, as figuras mais importantes na criação de Catch a Fire contam a história de como o álbum foi planejado para ampliar as fronteiras do reggae. O programa apresenta uma entrevista especial com Bunny Wailer, gravações raras de arquivo com Bob Marley e Peter Tosh e contribuições em palavras ou música – de muitos daqueles que participaram do álbum; como os baixistas “Family Man” Barrett e Robbie Shakespeare (Sly & Robbie) e a mulher de Bob, Rita Marley.
O vídeo mostra como as gravações originais foram feitas na Jamaica c depois finalizadas nos estúdios da Island Records na Basini Slreet, em Londres, com a supervisão de Chris Blackwell, fundador do selo. Com a aprovação total dos Wailers, Blackwell contratou músicos brancos norte-americanos, como o tecladista John “Rabbit” Bundrick e o guitarrista Wayne Perklns, para suavizar o som original com overdubs, visando atingir o mercado internacional de rock.
Apresentando vídeos caseiros raros dos Wailers na Jamaica, imagens inéditas, e performances singulares de várias faixas do álbum, como “Stir It Up”, “Stop That Train” c “Kinky Reggae”; este é um filme que vai fascinar o espectador, além de ser um genuíno tributo ao grande grupo de reggae e de oferecer uma perspectiva privilegiada de um verdadeiro Classic Álbum.
Muito tempo depois, Chris Blackwell confessou que não deveria ter tornado palatável ao mercado internacional do rock o som puro e rude dos Wailers. Blackwell disse que o disco merecia ser lançado como veio da Jamaica, sem mexer em nada.