Ouça e veja

catch-a-fireFormada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, a banda The Wailers se tornou a mais influente na história do reggae. Seu primeiro disco pela Island, Catch A Fire, lançado cm 1973, apresentou o grupo para o público do rock no inundo inteiro. Neste DVD, as figuras mais importantes na criação de Catch a Fire contam a história de como o álbum foi planejado para ampliar as fronteiras do reggae. O programa apresenta uma entrevista especial com Bunny Wailer, gravações raras de arquivo com Bob Marley e Peter Tosh e contribuições em palavras ou música – de muitos daqueles que participaram do álbum; como os baixistas “Family Man” Barrett e Robbie Shakespeare (Sly & Robbie) e a mulher de Bob, Rita Marley.

O vídeo mostra como as gravações originais foram feitas na Jamaica c depois finalizadas nos estúdios da Island Records na Basini Slreet, em  Londres, com a supervisão de Chris Blackwell, fundador do selo. Com a aprovação total dos Wailers, Blackwell contratou músicos brancos norte-americanos, como o tecladista John “Rabbit” Bundrick e o guitarrista Wayne Perklns, para suavizar o som original com overdubs, visando atingir o mercado internacional de rock.

Apresentando vídeos caseiros raros dos Wailers na Jamaica, imagens inéditas, e performances singulares de várias faixas do álbum, como “Stir It Up”, “Stop That Train” c “Kinky Reggae”; este é um filme que vai fascinar o espectador, além de ser um genuíno tributo ao grande grupo de reggae e de oferecer uma perspectiva privilegiada de um verdadeiro Classic Álbum.

Muito tempo depois, Chris Blackwell confessou que não deveria ter tornado palatável ao mercado internacional do rock o som puro e rude dos Wailers. Blackwell disse que o disco merecia ser lançado como veio da Jamaica, sem mexer em nada.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.