Kraw Penas. Foto de Newton Maringas Maciel

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Desbunde!

Casamento|Curitiba|PR. Foto de Kraw Penas

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Dibujo

Desenho de Walter Vasconcelos.

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Dóris Teixeira. Foto de Newton Maringas Maciel

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Foto de Tânia Meinerz

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Lee Swain, na HQMIX Livraria. Foto de Maria Taccari.

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O sonho acabou, mas ainda temos o Solda

Foto de Dico Kremer

Solda é humorista em tempo integral. Em qualquer hora, qualquer circunstância, ele está a olhar o mundo de maneira enviesada, diferente, que desmonta qualquer lógica inspirada no senso comum. Ele nos faz rir, e como, porque mostra, pelo avesso, o desconserto do mundo, o desatino dos homens, a loucura das nações e, principalmente, a ridicularia de políticos em sua bufonaria cotidiana.

Hoje Solda tem um blog que bate recordes de visitação. Tornou-se uma referência do humor e da cultura neste país que muito precisa do humor crítico para desvelar constantemente suas mazelas. Em nossa cultura periférica e reflexa o humorista costuma ser tratado como intelectual menor, dedicado ao circunstancial e de maneira superficial. Pois, pois, é necessário rever esses conceitos correntes nesta área do planeta sempre que nos deparamos com a genialidade de humoristas como Millôr Fernandes, Jaguar e o nosso Solda.

Creio que foi Roland Barthes que escreveu que o que causa o riso é a repentina transformação de uma expectativa tensa em nada. Aquela incongruência subitamente introduzida na ordem habitual ou lógica dos fatos é a motivação do riso e do cômico. Solda é um mestre nesse ofício, que exige mais, muito mais, do que a simplória capacidade para a piada que alguns confundem indevidamente com humor.

A capacidade do Solda para se distanciar e enxergar de outro ponto de vista que nos leva ao estranhamento diante da obra dos homens. A essência do seu humor está no contraste entre o sentido e o desatino, no contraste das representações — surgidas dos deslocamentos de significados — e nos seus desdobramentos no desconcerto que leva à perplexidade.

Os humoristas do quilate do Solda, por olhar tudo com o senso crítico apurado, demonstram sua inadequação para estar no mundo. Um mundo que ainda produz misérias, guerras e poderosos que insistem em tornar a nossa vida mais difícil.

Solda viveu uma experiência radical durante quase uma década. Isolou-se do mundo, temeroso de suas armadilhas e receoso de repetir o final de amigos muito próximos que sucumbiram. Entre eles, o mais próximo foi o escritor Paulo Leminski, com quem Solda conviveu durante anos de bar e criatividade etílica.

Foi preciso que ele se internasse em uma clínica psiquiátrica antes de voltar a encarar o mundo com a coragem do humorista. Mesmo dentro do hospital, onde encontrou amigos artistas, Solda exercitou sua veia de  humor. É desta época uma de suas histórias impagáveis. Solda gostava de ficar nas grades do portão da clínica para falar com as pessoas que por ali andavam. A pergunta que fazia ao passante era surpreendente: “tem muito louco aí dentro?”

Primeiro o susto, depois o espasmo e a seguir o riso. Ora, pois, o que nos faz rir também nos provoca inquietações e nos convoca a sair da modorra, da mediania, da medíocre vida comum.

Solda é paulista de Itararé e, segundo ele, teria participado da batalha que não houve. Mas foi em Curitiba que despontou como um dos maiores craques do cartum brasileiro. A sua história inclui passagens pelos principais jornais do Paraná, colaborações em veículos como Pasquim e Bundas e prêmios em vários Salões pelo País.

Há um livro que faz jus ao seu talento. Intitulado simplesmente Solda (formato 25 x 25 cm, 144 páginas em papel de luxo, capa dura e sobrecapa), com prefácio de Jaguar, traz um resumo de sua carreira, com cartuns de várias épocas.

A “marca registrada” de Solda é o uso de letras e números nos desenhos. Ao mesmo tempo em que esse efeito compõe o quadro, torna-se parte integrante do trabalho gráfico. No livro há seis desenhos curiosos, que fogem um pouco a esse estilo, nos quais o cartunista mostra suas versões (bem distorcidas) de Mafalda, Alfred E. Neuman, Pato Donald, Snoopy, Capitão América e Superman.

Revista Ideias, número 110, Travessa dos Editores

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Mural da História

11 de janeiro, 2011, O Ex-tado do Paraná

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Agora é cinza

Foto de Roberto José da Silva

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Pinochile

Santiago, 1973. Mario Cornejo trabalha na morgue, datilografando os relatórios das autópsias efetuadas pelos médicos legistas. Durante os dias do golpe de estado militar, Mario envolve-se com uma dançarina do cabaré Bim Bam Bum. “Voltar ao passado. Reconstruir a cena. Viver outra vez aquilo que já foi vivido. Repensar aquilo que já foi pensado. Recordar. Amar. Perder.”

Título Original: Post Mortem. Com Alfredo Castro, Amparo Noguera e Antonia Zegers. Direção de  Pablo Larrain. 1h38m | Origem: Chile, Germany, Mexico, 2010.

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Eles

Alfredo Castro e Amparo Noguera, em Post Mortem, de Pablo Larrain. Cinema chileno. Foto sem crédito

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Foto de Rodrigo Sena

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Angeli, Os Skrotinhos – A fome a a vontade de comer, Obras Completas 1.  Jacaranda|Devir Quadrinhos.

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Tempo

Vera Solda, Soruda, Dodó Macedo, Érico e Lúcia Junqueira, Salão Internacional de Humor do Piauí, Teresina, em algum lugar do passado. Foto de Laurinha Macedo

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