Da série “O Imbrochável”…

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Jornal da Guerra Contra os Taedos – Resumindo: foi a guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas, ambos filhos da puta.  Manoel Carlos Karam (Rio do Sul, 1947 — Curitiba, 2007), escritor e jornalista brasileiro. © Glória Flügel

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Natureza morta

© José Pires

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Carmen Tórtola Valencia at home|1926

© 2016|Centro de Documentación y Museo de las Artes Escénicas.

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Michelle assume PL Mulher em mega cerimônia do partido

Ex-primeira-dama foi prestigiada por boa parte da bancada do Partido Liberal no Senado, o governador Jorginho Mello e Jair Bolsonaro

Michelle Bolsonaro foi aclamada pelo Partido Liberal nesta terça-feira (21), na cerimônia de posse na presidência do PL Mulher. O ex-presidente Jair Bolsonaro abriu o evento com uma chamada de vídeo dos Estados Unidos, durante a qual chorou ao lamentar a distância.

O evento foi prestigiado por boa parte da bancada do partido no Senado e pelo governador Jorginho Mello, de Santa Catarina, entre outros filiados. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, chegou a dizer que ”as mulheres são melhores do que os homens” ao exaltar Michelle.

”Mulher virtuosa é mais preciosa que pedra preciosa”, disse a ex-primeira-dama ao discursar em homenagem a uma pastora que ela foi buscar no auditório onde o evento ocorreu. Michelle disse que sua missão enquanto presidente do PL Mulher é “desafiadora”, e prometeu dar o melhor de si.

A nova presidente do PL Mulher destacou o “protagonismo das mulheres na história da Bíblia” e disse que a “sociedade subjuga a mulher”. Michelle destacou o slogan de seu marido, “pátria, família e liberdade”, e pediu filiações. “Quero te fazer um convite: venha fazer parte do PL Mulher, traga a sua luta, filie-se, por você, por mim, por nós”, disse, finalizando: “que Deus nos abençoe”.

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Ella Knox.  © Zishy

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Karamba!

Ovos Não Têm Janela, de Manoel Carlos Karam.

Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba. Data e Horário: 5 e 6 de abril, às 20h30. Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON). Classificação: 16. Duração: 60′. Ingressos:www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3). Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia) Estreia nacional.

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Juliano Garcia Pessanha e o anseio de existir

Da exclusão à inclusão, a experiência de estar no mundo do artista multigênero

Leitor fervoroso dos diários de Kafka na juventude, Juliano Garcia Pessanha nunca quis escrever uma obra puramente ficcional. Boa parte de seus livros são híbridos entre autobiografia, memórias, autoficção, poesia e ensaios sobre filosofia e psicanálise, partindo sempre de uma incessante autoinvestigação —uma espécie de tara em poder existir, ser um “eu”, ter um ego.

Em “Recusa do Não-Lugar”, publicado pela editora Ubu em 2018 (e, portanto, anterior ao seu mais recente “O Filósofo no Porta-Luvas”, lançado pela Todavia em 2021), ele soma –de forma surpreendentemente meticulosa e ordenada– ao seu trabalho multigênero pedaços de aulas, trechos de apresentações e invencionices maravilhosas, como a passagem em que JP (o próprio autor) mimetiza como Nietzsche escreveria sobre JP. Se ficou confuso, apenas confie em mim: este compilado de muita bagagem de leitura e cultura, coragem, dor, maluquice, sobreposição de estilos e narradores, angústia e salvação está entre as melhores coisas que já li na vida.

“Quantas gerações são necessárias para produzir uma vida inviável?”, Juliano se pergunta, ao mesmo tempo em que acredita ter de habitar um corpo vazio, esburacado e atravessado por problemas psiquiátricos e pulsões para além do princípio do prazer. O escritor “usou”, talvez durante tempo demais, seu profundo conhecimento da obra do alemão Martin Heidegger para justificar sua romantização a um não pertencimento e até mesmo uma certa idealização da psicose. Seus argumentos para um estilo de vida isolado, pouco funcional e bastante deprimido foram, por décadas, defendidos por bons e belos argumentos existencialistas.

Durante a infância (e Juliano nos conta isso neste livro primoroso e também em suas entrevistas, porque assim é sua obra: toda misturada com a realidade, toda acontecendo enquanto o autor se pergunta se sua existência é mesmo real), ele não queria –ou não podia– “se falsificar inteiramente” para entrar em sintonia com corpos que aparentavam estar vivos, mas que, em termos de complexidade humana, nada diziam. Restou-lhe, na juventude, procurar alguma verdade, alguma troca existencial possível, em pensadores e autores como Nietzsche e Kafka.

E a partir deles pôde experimentar até certa arrogância: “Ao passar a me intimizar com a família dos frágeis e dos estranhos moribundos, inverti o jogo: eram eles, os de dentro do mundo, os normalizados, os que viviam no grande engano da aderência, pois a linguagem só acontece quando estamos fora dela, suspensos no susto de haver mundo”.

Por quase todo o seu percurso acadêmico (para o qual se entregou com paixão e afinco, características que nem assim serviram para que esse intelectual completíssimo se autorizasse como professor universitário, o que me faz pensar que ele não quis ser “só mais um”), Juliano foi profundo admirador, conhecedor e interlocutor (ele gosta de conversar com mortos) de filósofos aclamados pela potência “pessimista”, ainda que eu esteja correndo um profundo risco de cancelamento filosófico ao usar esse termo limitante e superficial.

Mas, ao entrar em contato com a obra do psicanalista inglês Donald Winnicott, Garcia Pessanha constatou a precariedade do ego de quem se comportava assim, e na sequência, mergulhando na obra de Peter Sloterdijk, considerado o grande renovador da filosofia contemporânea (ainda que um tanto controverso entre os intelectuais menos adeptos de um pensamento mais solar), o autor pôde ir em direção do Dentro e do self positivo, em contrapartida do “Fora que dignifica o abismo, o self negativo e a incapacidade da palavra poética”.

Numa das passagens mais bonitas do livro, o autor conta que, durante uma aula, ao observar alguns alunos, todos felizes, comportados, bem-arrumados, doidos por algum aprendizado dado, sem a experiência de estarem jogados no mundo de (e da) verdade, meros replicantes de pensamentos e textos, perguntou-se: onde estavam os artistas? Onde estavam as Clarices e as Hildas deste Brasil? Aquelas que faziam da autoinvestigação, da necessidade de existir e do desespero em gritar motivos para sugar tanto quanto possível de outros pensadores e então, a partir deles, poder enfim lançar sua literatura ao mundo.

Não foi bem isso que Juliano escreveu, acho, mas quando o livro é muito bom a gente não sabe muito bem o que foi que o livro contou e o que foi que você contou para ele.

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Angelina G. © IShotMyself

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O mistério de Tannhauser

Você bem que poderia aparecer, assim do nada, e sentar-se à minha frente. Olhar-me nos olhos você poderia. Esse olhar oblíquo. É nostalgia? – perguntaria. Faria isto tão docemente que fugir eu não conseguiria. Você poderia fazer o que nenhuma outra fez: tomar minhas mãos e acarinhá-las. Essa presença longínqua. É melancolia? – sopraria. Beijar-me no rosto você beijaria.

Demorar-se nele se demoraria. Molhar meus lábios com sua língua, pressionar sua boca contra a minha, você ousaria. Então arrepiar-me você iria. Você bem que poderia falar, Meu amor, eu te amo. Daí morrer eu morreria.

E se me amasse mesmo, morrer comigo você morreria. Pois uma estrela você viraria.Você poderia olhar para mim e pedir, Olha, fica comigo, amanhã a gente vê, é outro dia. Uma pedra brasileira eu lhe daria, um jasmim, uma bijuteria. Cantar só para você a Takai cantaria. O mistério de Tannhauser se revelaria.

Minha fantasia afinal eu viveria.

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Flagrantes da vida real

Bolsonaro chinfrim. @Reprodução Twitter

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Flagrantes da vida real

Claudia Seratiuk no Barbaran, Ucrânia, doce Ucrânia! © Maringas Maciel

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2005

O zagueiro argentino Desábato, do Quilmes, foi recolhido a Cadeia Pública do 34° Distrito Policial de São Paulo, no bairro do Morumbi. Ele ofendeu o atacante Grafite no jogo da noite de quarta-feira, dia 14/4/2005, pela Taça Libertadores, vencido pelo São Paulo por 3 a 1.

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