Elegia da loucura

JAIR BOLSONARO tacha de “absurda” a sentença que absolveu Adélio Bispo, que o esfaqueou na campanha. O juiz decidiu que Adélio é inimputável, louco, em bom português.

Se no TSE, o juiz declararia loucos o presidente e quem votou nele. O presidente está solto e Adélio está preso. JB manda e desmanda, acontece e desacontece. Mais perigoso que Adélio.

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Tiro no pé

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Requiescat in pace

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Vika. © Natasha Schon

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Nora Drenalina recomenda

Sobre o livro:  Blasfêmeas – Elas, entre poemas e prosas é a reunião de dez autoras piauienses, são elas: Aldenora Cavalcante, Fernanda Paz, Jannayne Janne, Juliana Souza, Juliana Correia Veras, Jullyane Teixeira, Monica Moraes, Saphyra Alves, Talita do Monte e Vanessa Trajano. A Edição é do Produtor Cultural Carlos Pontes, Parnaíba, Piauí.

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PQP, FDP, PT

LULA, em sua mais recente entrevista. Que ele não goste de Jair Bolsonaro é direito dele – e de muitos outros. Mas daí a nos chamar de paridores de Bolsonaro fica feio, vindo de quem tanto foi beneficiado pelo país.

Não é por nada, é pelo verbo parir, que no Brasil se usa para xingar a mãe de alguém e o respectivo filho. Falando português claro, chamou o Brasil de puteiro. E Bolsonaro, o filho. Lula anda esquecido – ou faz de conta.

Esquece que esse mesmo país também pariu Lula e pariu Dilma. Duas vezes cada um, partos de gêmeos. Então fale direito e diga que o Brasil é mesmo uma zona, onde só tem p**** e filhos das p****.

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Jessica Chastain. © Peter Lindbergh

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Ordinário, marche!

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Sessão da meia-noite no Bacacheri

Die Klage der Kaiserin|O Lamento da Imperatriz, primeiro e único filme de Pina Bausch, marca a relação que a autora já mantinha com referência aos seus processos de composição coreográfica, mais esperados na estética do filme ou vídeo: fragmentação do gesto, repetição de seqüências, efeitos de close e de focalização, fades (câmara lenta), olhares para a câmara, elipse narrativa, montagem em câmara rápida. Como se a maneira de coreografar passasse por um olhar mediado pela câmara ou mesa de montagem do cinema ou vídeo.

Dança|Teatro|Pina Bausch|Duração: 90 minutos|1990|Alemanha|França

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Lula livre, fim da prisão na segunda instância e o crime organizado rindo à toa

Já se sabe há um bom tempo que sutileza é algo que não se deve esperar de Gleisi Hoffmann, de modo que não foi surpresa que ela tenha entregado nesta quinta-feira todo o conteúdo do pacote que contém a soltura do Lula, no plano que vem sendo turbinado com o vazamento de mensagens roubadas de promotores da Lava Jato e de Sérgio Moro.

Em entrevista para O Globo, a deputada e presidente do PT disse o seguinte: “Não só o Lula, mas outras pessoas também podem ser soltas, porque toda a Lava Jato foi contaminada por esses métodos utilizados por eles. A questão das delações premiadas pode mudar também”.

Como ficou claro, o objetivo é desmontar todo o aparato legal que permitiu o combate à corrupção de uma forma que nunca havia acontecido antes no Brasil. O plano é soltar Lula, derrubar a prisão em segunda instância e conforme palavras da própria presidente do partido do criminoso condenado, acabar com a delação premiada.

Se medidas como essas fossem anunciadas na Chicago dos anos 20 seriam recebidas por Al Capone e seus capangas com rajadas de metralhadora para o alto em comemoração. Em Gotham City a notícia faria um sorriso rasgar de lado a lado a cara do Coringa. Enquanto por aqui, no Brasil, a euforia também é grande, em expectativa prazerosa que junta políticos, advogados, jornalistas, juízes, assassinos, estupradores, narcotraficantes, além de evidentemente contar com a zoação e likes de hackers.

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Playboy – Anos 60

1965|Sally Duberson. Playboy Centerfold

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Direitos dos usuários

O direito à locomoção segura dos ciclistas é um direito garantido pelo Código Trânsito Brasileiro (art. 24, inciso II).

No caso de ciclovias é necessária uma sobrelargura de 0,50 m em cada lateral. Assim, em cada lado deve haver cinquenta centímetros, além da própria ciclovia. (RICCARDI: 2010)

No caso de ciclovias com declive lateral repentino ou situação na qual estas larguras não existam, o poder público é responsável por eventuais acidentes que ocorram com os consumidores/usuários.

Toda obra pública deve conter projeto e especificações e, neste sentido, é fundamental para assegurar tranquilidade aos usuários que estas regras sejam respeitadas por quem é responsável pelas obras públicas.

Vejamos um exemplo de pista com risco aos ciclistas (Rua Jacy Loureiro de Campos, Centro Cívico, Curitiba, PR):

Neste caso, pelo acentuado declive lateral e a ausência das medidas mínimas, parte desta ciclovia não possui a medida de segurança correta e há risco de acidentes com os usuários quando da eventual tentativa de utilização da faixa lateral.

Ainda nesta foto, podemos verificar o rio poluído diante do descumprimento do dever de saneamento das companhias de saneamento e do município.

Os consumidores usuários pagam seus impostos municipais e suas taxas de saneamento, diretamente nas contas de água e, às vezes, encontramos nas paisagens urbanas o descumprimento destes deveres legais.

Consumidor/usuário exija seus direitos e, em caso de dúvida, procure um (a) advogado (a) de sua confiança.

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Odiário

Eu, o Marcos Prado, o Thadeu Wojciechowski, o Bira Oliveira e o Roberto Jubainski editamos dois números de um jornal chamado Odiário. Um dos colaboradores era o Paulo Leminski, entre criaturas do quilate de Luís Cláudio Oliveira, Aníbal Marques, Luiz Rettamozo, Solda, Rodrigão Barros, Sérgio Viralobos, José Buffo, Vicente Meneghetti Jr (mais conhecido como O China), Arnaldo Cezar Machado, Alberto Centurião, Plínio Gonzaga e outras estrelas deste e de outros firmamentos. Pois é. Relendo o número 2 do Odiário me deparei com um poema do Leminski que, até onde eu sei, só tem esta publicação. Então, lá vai ele, para ver se os arqueólogos, exegetas, historiadores e fãs o incluem nas suas obras completas. Roberto Prado

(Ode como é que pode ao país
da redundância)
Um vice país governado por um vice
presidente que vice manda e desmanda
sobre um vice bando de vice gentes,
hoje, se diz constituinte.
Na Magna Assembleia, ainda não
apareceu nenhuma ideia.
Discute-se a propriedade da terra,
os meios de conter a CUT e os
interesses dos bancos, que,
nesta terra de brancos
todos os gatos são mansos.
A um povo que só diz sim, uma
elite com alma de pedinte oferece
a comédia de uma constituinte.
Esta pergunta, porém, é eterna:
quem contraiu a nossa dívida externa?
Quem sabe no ano dois mil
chegaremos ao século vinte.
Sim, senhores, o Brasil é o seguinte.
 
p. leminski 1987

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Eles

Os Mulheres Negras,  década de 1980. Formada por André Abujamra e Maurício Pereira, a banda se intitulava “a terceira menor big band do mundo”. O grupo gravou os álbuns Música e Ciência em 1988 e Música Serve pra Isso em 1990. Em 2010 Mauricio e André voltaram a trabalhar juntos. 

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