2. Sites no exterior normalmente não compensam, pelo imposto que dobra o valor do produto e o desembaraço aduaneiro é por conta do consumidor, que também é pago;
3. Frete mais alto que o normal, aumento embutido no frete, simule o frete no site dos Correios;
4. Site com oferta tentadora mas, no final, o produto não chega nunca. Compre com o cartão de crédito e se não chegar o produto denuncie na polícia por meio de boletim eletrônico – e anule o lançamento no cartão na operadora;
5. Cuide com produto na iminência de vencer o prazo de validade e ou que sairá de linha e será substituído por modelo novo. Pergunte ao vendedor e registre esta resposta por meio eletrônico;
6. O direito de arrependimento é de 7 dias a contar do recebimento do produto (telefone, internet ou porta-a-porta). Não hesite em devolver o produto, por isso desembale com cuidado;
7. Na França há dois períodos de descontos. Somente os produtos do estoque antigo e não os recentesé que vão à desconto. Se o comerciante descumprir esta regra ou esticar descontos, a multa é o equivalente a 285 mil reais;
8. As liquidações devem ser transparentes, o que em regra não acontece no Brasil;
9. Produto em promoção não perde a garantia: 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis;
10. Sites sem endereço físico ou SAC (serviço de atendimento ao consumidor), ou lojas desconhecidas que surgiram de repente, é fraude na certa;
11. Consulte os sites reclameaqui.com e o consumidor.gov; pesquise a reputação da empresa nas redes sociais. Se tiver reclamações evite, não corra riscos – lojas larápias estão expostas basta pesquisar;
12. Evite o endividamento e a compra por impulso. Reflita no mínimo meia hora e coloque no seu orçamento mensal futuro a despesa com o parcelamento. Pensei também sobre o impacto que ela terá em suas contas pessoais;
13. Peça descontos nas promoções pois o comércio teve grande retração nas vendas. Não deixe de pechinchar mesmo em promoções. Aí você descobre que a liquidação é realmente de araque;
14. Acione o serviço de lançamentos junto a financeira e aos bancos, por SMS em seu aparelho celular, para se acautelar de fraudes e clonagens de cartões de crédito;
15. Não dê seus dados pessoais bancários ou suas senhas em sites ou para atendente ao telefone que se diz do banco, ou motoboy que vá até sua casa pegar o cartão para “destruí-lo” porque ele foi supostamente clonado. É golpe;
16. Carinho e amor não se compram com presentes, não se endivide para presentear familiares ou entes queridos. A sua saúde financeira é o melhor presente para sua família;
17. Considere comprar o produto no ano que vem, e pense nos produtos de primeira necessidade;
18. Em tempos de pandemia, com 170 mil vítimas, quase 7 milhões de testes para a Covid-19 vencidos e sem uso, o negacionismo da gestão Bolsonaro e seus políticos aliados, não tem sentido, você consumidor, enfrentar aglomerações para comprar produtos em liquidações e correr riscos à sua saúde e dos seus familiares.