Ainda na década de oitenta, surgiram os trabalhos com o público infantil como o livro de contos “Apenas Bons Amigos”. Na Folha, ilustra o suplemento infantil Folhinha por dois anos, e realiza os desenhos das obras “Lobo Mau” e “O Segredo dos Macacos”.
Paralelamente, continua levando a vida de “free-lancer” com trabalhos de publicidade, livros infantis, didáticos e paradidáticos, comunicação interna de empresas e organizações, embalagens, design para biscoitos (“Passatempo” e “Divertidos”), audio-visuais para cursos e treinamentos, caricaturas em eventos.
Colaborou com o portal Observatório da Imprensa, por 17 anos,além da revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur) desde sua criação em 1997. Em 2004 inaugura uma nova fase em sua carreira, as HQs de cunho histórico e biográfico. Seu projeto sobre a vida do aviador Santos-Dumont, que é publicado em novembro de 2005 com o nome de “Santô e os Pais da Aviação”, com roteiro e desenhos do autor. Desde então, realizou mais quatro livros: “Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil”; “Dom João Carioca”, em parceria com a historiadora Lilia Moritz Schwarcz; “Jubiabá de Jorge Amado” e “As Barbas do Imperador”
Paulo Vitale ©All Rights Reserved