PRIMEIRO, a moça era herdeira do banco suíço. Depois mudou um pouco, herdeira de acionista do banco. A moça não é suíça, sim periguete paulistana. Mas rendeu notícia ao prometer R$ 500 mil para o ex-presidente Lula, que está com dinheiro bloqueado na Justiça. Lula não precisa disso, pois desde que começou a ser Lula o PT paga-lhe todas as contas – e depois de santificado como Lula quem paga é você, eu e a Odebrecht.

A “herdeira do banco suíço” não sabe nada disso, só se informa pela revista Caras, mas sacou o lance para aparecer. Sua doação, no entanto, não é tudo em dinheiro; parte são joias, os sapatos de sola vermelha e as bolsas com alça de metal dourado, distintivos de peruas. Tudo coisa usada, com cheiro de naftalina. Nisso de repassar coisa usada, a moça opera no modo sinhazinha, que sobrevive na república.

Modo sinhazinha é quando a patroa se desfaz de badulaques repassando-os à empregada. Resolve o seu problema e o da empregada. Ela faz caridade e tem motivo para comprar coisas novas. A empregada desfila na vila vestida de madame ou vende os badulaques no brechó, o mais inteligente, se for inteligente. Marisa Letícia, no fino vocabulário pós primeira dama, mandaria a periguete enfiar tudo no c*.

Nossa periguete não faz ironia nem sarcasmo. Porém trata Lula como empregado, repassando-lhe as sobras do clóset. Ainda que não quisesse, deu-lhe um tapa na cara com as bolsas Lui Vomiton, um chiste poético à Bolsa-Família. Mesmo que aceitasse as miçangas oferecidas, Lula não teria onde guarda-las: ele devolveu o depósito, pago pela Odebrecht, onde armazenava os presentes que recebeu quando no governo.

Rogério Distéfano

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Pensando bem... e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.