![](http://3.bp.blogspot.com/_tW83KoQCqyE/SQgxd2DVw0I/AAAAAAABIE0/cFscpwnVYoM/s400/poeta-do-plastico.jpg)
Seus produtos vão desde lixeiras – como a Garbino que vendeu mais de quatro milhões de unidades em 70 países – a sapatos, utensílios domésticos, cadeiras, sofás. Hotéis também fazem parte dessa lista, caso do Semíramis, em Atenas. Além disso, ele já colocou sua arte no mundo da moda. Os japoneses Issey Miyake, Toyota, Kenzo; os italianos Alessi, Bokka, Edra, Prada, Armani; e os franceses da Chanel, – todos já tiveram criações dele. Inclusive a marca de calçados brasileira Melissa.
Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos, e atua em 27 diferentes países, sendo um deles o Brasil. As linhas arrojadas de Rashid podem ser vistas também nas ruas: sua luminária Ikon está na estação de metrô Liberdade, e um dos seus painéis, na estação Clínicas – onde ficarão expostos até o dia 30 de novembro.
Em 2006, Karim Rashid escreveu o livro “Design Yourself”. Para ele, o design é uma forma de expressão e de libertação do consumidor. O designer pertence à geração de profissionais que fizeram a ponte entre a antiga noção de design (algo associado à idéia de produtos exclusivos e caros) e seu significado atual (uma ferramenta para a criação de produtos “populares” que se diferenciem dos concorrentes pela elegância e vantagens de uso). Olga Cohen.
Exposição: Karim Rashid – Arte e Design num Mundo Global – Até 4 de janeiro de 2009. Av Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros SP – Fone 11 2245-1900.