Uma boa alternativa é conferir os espetáculos que integram a segunda edição da Mostra Novos Repertórios, que reúne as mais recentes montagens de quatro companhias pertencentes ao vasto mosaico da jovem produção cênica local. A começar por Bolacha Maria – Um Punhado de Neve Que Restou da Tempestade, espetáculo da Armadilha Cia. de Teatro, que, após uma curta-temporada no Teatro José Maria Santos, no início deste mês, volta ao cartaz no Fringe. Com direção de Nadja Naira (Os Leões), a peça foi construída coletivamente pelos integrantes do grupo, a partir de trechos pinçados dos sete livros do escritos
Manoel Carlos Karam.Na mesma mostra, estão em cartaz os espetáculos Henfil, Já! – do grupo teatral Cambutadefedapata!/Pausa Cia, que, sob a direção de Nena Inoue, homenageia o cartunista brasileiro a partir de suas correspondências e desenhos –, Instantâneos de Tempo em Tempo, da Cia. Provisória e Jesus Vem de Hannover, da Cia. Silenciosa.
Outro destaque é a comédia nonsense Os Psicológos não Choram, com texto e direção de Enéas Lour, e interpretação do atores Ranieri Gonzalez, Gilda Elisa e Enéas Lour. Inspirada no teatro do absurdo, a peça propõe uma brincadeira metalingüística ao espectador, ao abordar o conflito entre um psicólogo, uma paciente e sua esposa.
Baseada no livro homônimo de João Gilberto Noll, Mínimos Múltiplos Comuns, do grupo Todomundonu, reúne 40 esquetes com personagens extraídos do universo do escritor gaúcho. O texto é uma adaptação feita pelo diretor do espetáculo, Alexandre Bonin, um dos realizadores do Grupo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco.
Para os fãs de samba que ainda não assistiram ao espetáculo curitibano Noël, que estreou há quase dois anos, o próximo final de semana será reservado ao Fringe. Concebido por Márcio Juliano, com direção de Márcio Abreu e Sérgio Albach, o musical faz um passeio pela obra do sambista carioca Noel Rosa (1910 – 1937). No elenco, estão os músicos Gabriel Schwartz (percussionista e flautista do Trio Quintina), o violinista Ale Age, o pianista Marcelo Torrone (Wandula), o clarinetista Sérgio Albach e o cantor e ator Márcio Juliano, idealizador do projeto. Durante as apresentações no festival, o show contará com participação especial da atriz curitibana
Letícia Sabatella.Gazeta do Povo.