Professor paranaense lança livro sobre Democracia

O advogado e professor Cláudio Henrique de Castro lança o livro “Democracia direta por meio da democracia eletrônica” pela editora Íthala.

A apresentação é do catedrático professor Eduardo Vera-Cruz e o prefácio da professora Susana Antas Videira, docentes na Faculdade de Direito de Lisboa, Portugal. A obra analisa, dentre outros temas, as fakes news e o recente enfraquecimento da democracia no Brasil e no mundo.

Constata que a Constituição Americana (EUA), do século XVIII, é extremamente antidemocrática. Por exemplo; Trump foi eleito sem nunca ter ganho a maioria dos votos, teve menos três milhões do que Hillary Clinton, com o auxílio fraudulento da empresa Cambridge Analytica, por meio das curtidas dos usuários no Facebook, com a elaboração de perfis psicológicos de usuários.

O autor analisa a ascensão inicial de Hitler e o nazismo na Alemanha que teve a proposta da austeridade e à probidade moral, a construção de mentiras oficiais, o combate à ciência e o segregacionismo; traços comuns à extrema direita contemporânea.

O foco da pesquisa é a democracia eletrônica, com a participação dos cidadãos nas decisões do Estado.

O livro é resultado da tese aprovada, com distinção e louvor, no pós-doutorado da Faculdade de Direito de Lisboa.

Aqui

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Claudio Henrique de Castro. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.