Um modelo para Ratinho

Ao governador falta aquele assessor maduro, que sabe das coisas, que conhece a história desta república tanto nos fatos quanto nos fastos – e olhe que isto não é currículo para o escrevinhador conseguir emprego, pois ficará a semirrelento em 40 dias; além disso, os dois santos, o de Ponta Grossa e o de Jandaia, não se cruzam. Mas voltando à vaca fria, o governador é criticado porque não molhou os pés e sujou-se de barro nas cidades atingidas pelas enchentes. Ora, se ele mandou assessor, passa, sempre foi assim em seu governo quando a televisão não cobre o evento. Vá lá, o governador bem que podia sobrevoar e documentar o passeio; todos fazem e fizeram nos governos do Brasil. Então volto ao assessor que falta a Ratinho, que sabe menos que eu, que não quero ser esse assessor.

Segue o exemplo republicano, vindo de Luís Eduardo Magalhães, deputado baiano, presidente da câmara dos deputados, filho de ACM e por este destinado a ser sucessor de FHC, que muito dependia dele politicamente. Quando Luís Eduardo visitava eleitores no interior da Bahia, se tivesse que atravessar riacho, poça d’água ou pinguela, ele não se permitia molhar os sapatos e sujar as imaculadas calças de dândi. Simplesmente o fazia na garupa de assessor; afinal, essa gente faz de tudo, até ficar de quatro pelo chefe. Depois que Fernando Collor caiu em desgraça, LFM morreu e João Dória aparece de cuecas brincando na cama em suposto suruba, Ratinho Júnior é o único dândi na política brasileira. Pois bem, considero realizado meu último serviço pelo governo do Paraná. E lambam os beiços.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Rogério Distéfano - O Insulto Diário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.