Sábados da memória das artes gráficas na Biblioteca de São Paulo

Cartunista Jal é o homenageado do próximo Sábados da Memória das Artes Gráficas, na Biblioteca de São Paulo. Evento gratuito registra trajetória de artistas para preservar a história das artes gráficas no Brasil.

Neste sábado, 24 de abril, a Biblioteca de São Paulo promove a 3ª edição dos Sábados da Memória das Artes Gráficas, desta vez homenageando José Alberto Lovetro, o Jal. Durante o evento, o cartunista – e jornalista – contará sua trajetória nesse segmento.

Além de cartunista, Jal também atua como jornalista, tendo começado sua carreira no jornal Folha de S. Paulo em 1973. É ainda presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e fundador das associações Brasil/Portugal de Banda Desenhada, Brasil/México de Humor Gráfico e Brasil/Cuba de Historietas e, ao lado de Gualberto Costa, um dos curadores dos Sábados da Memória, fundou o Troféu HQMIX das Artes Gráficas.

Jal acredita que a participação no evento fará com que “revisite todas as coisas que já produzi ao longo da carreira, além de me ajudar como novas ideias para trabalhar”. A homenagem ao artista consiste na gravação de seu depoimento para, posteriormente, ser transcrito, dando origem a cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca de São Paulo e disponibilizado para o público geral. Logo após a sessão de depoimento, o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Em pouco tempo o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para crescimento dessa arte no Brasil.

Serviço:
Sábado da Memória das Artes Gráfica. Dia 24 de abril, às 14h. Biblioteca de São Paulo. Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP). Tel: 11 2089 0800.

Poiesis Organização Social de Cultura. Assessoria de Comunicação. Dirceu Rodrigues, Jaina Carvalho, Carla Nastari, Juliana Dias e Mariana Lima. Tel: 11 3285 6986.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.