Em Klondike, os futuros pais Irka e Tolik vivem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, território disputado na guerra de Donbas. A expectativa pelo nascimento de seu primeiro filho é violentamente interrompida quando o acidente com o voo MH17 eleva a tensão que envolve sua aldeia.
Os destroços iminentes do avião caído e o número de enlutados enfatizam o trauma surreal do momento. Em meio a incerteza da vida do casal nessa zona de guerra, os danos à casa e ao vilarejo, a estrutura de suas vidas é permanentemente alterada. Enquanto os amigos separatistas de Tolik esperam que ele se junte aos seus esforços, o irmão de Irka fica furioso com as suspeitas de que o casal tenha traído a Ucrânia. Irka se recusa a ser evacuada da região mesmo quando a aldeia é capturada pelas forças armadas, e ela tenta fazer as pazes entre seu marido e irmão, pedindo-lhes que consertem sua casa bombardeada.
Klondike – A Guerra na Ucrânia|2022|Turquia|100 minutos|Direção de Maryna Er Gorbach
Sobre Solda
Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido
não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em
Sessão da meia-noite no Bacacheri. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.