Sobre o caso Zetti do Salão De Piracicaba

Caros desenhistas: segue cronologia sobre o caso do protesto das entidades e cartunistas pela forma como a diretora do Salão, Maria Ivete Araújo (Zetti) foi exonerada de sua função depois de 30 anos trabalhando no Salão de Humor de Piracicaba.

Dezembro de 2009 Zetti é exonerada do cargo de diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba entre o Natal e Ano Novo, por secretário substituto em férias da secretária de cultura Rosângela Camolese.

Janeiro de 2010Site BrazilCartoon inicia protesto com charges de cartunistas brasileiros e estrangeiros.

22 de janeiro de 2010 – A ACB, IMAG e SIB enviam carta ao prefeito Barjas Negri e vereadores em protesto à forma como a Zetti foi exonerada, explicitando uma forma de humilhá-la ao invés de homenageá-la após 30 anos de trabalho no Salão. A carta teve mais de 200 assinaturas de cartunistas e ou personalidades que de alguma forma participaram do Salão nesses 36 anos de sua existência.

02 de fevereiro – não há qualquer resposta à carta enviada. Há novo envio para o mesmo email da prefeitura.

24 de fevereiro – Encontro com o presidente do Conselho do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Ricardo Viveiros na Fiesp, para cobrar da prefeitura uma posição sobre o caso e a carta enviada. Nessa ocasião o Conselho apenas nos passou que, em reunião com a secretária no final de 2009, ela lhes passou que iria exonerar a Zetti do cargo. Por sua vez a secretária deu entrevistas dizendo que foi o conselho quem pediu a saída da Zetti (sic). O Conselho, então, se absteve de entrar na polêmica.

20 de abril – Comunicado recebido da assessoria de imprensa da secretaria de ação cultural dizendo que a carta-resposta do prefeito para as associações estava no site da prefeitura sendoque para encontrá-la é necessário colocar a palavra “cartunista” na procura. A carta é evasiva ao problema da Zetti.

26 de abril – Encontro em SP com o presidente atual do Salão, Luiz Fagundes, novo diretor do Salão, Edu Grosso (função? ele ficou no lugar da Zetti) e duas funcionárias da secretaria além do Orlando Pedroso(SIB), Gualberto Costa(IMAG) e JAL (ACB).

Última tentativa de um acordo. Na reunião há a proposta das associações em não pedir mais a volta da Zetti ao Salão mas exigindo uma carta da prefeitura dizendo do valor da Zetti nesses anos de trabalho e recompondo sua condição de ordenado anterior à exoneração.

30 de abril – carta do presidente do Salão diz que a carta será feita (foi enviada pela assessoria da secretaria dia 3/5) mas que a recomposição da Zetti dependia de processo interno. Há um convite para uma conversa das entidades com a Secretária Rosângela Camolese que não aconteceu.

3 de maio – carta enviada pela secretária após nossa reunião com o atual presidente do Salão Luíz Fagundes.

19 de maio – nova carta das associações ao Luiz Fagundes dá o prazo até 31 de maio para que a Prefeitura e Salão dêem uma solução concreta ao caso.

6 de junhoNão há resposta alguma do presidente ou da prefeitura até o presente momento.

Esgotadas todas as possibilidades de diálogo, estamos convocando todos os cartunistas para um amplo protesto pelo retorno da democracia ao salão e pelo poder de voz dos cartunistas.

As formas de protesto foram amplamente discutidas por esse canal nas postagens anteriores e todas são válidas. Cada desenhista poderá escolher a maneira como fará seu protesto.

Os protestos acontecerão de junho até agosto de 2010, na abertura do Salão. Os cartuns, charges, caricaturas e quadrinhos sempre foram a razão e base de todo e qualquer salão e há de se ter respeito pelos desenhistas que vivem e alimentam essa forma de expressão. Sem cartunistas o Salão perde o sentido.

Gualberto costa ( IMAG)
José Alberto Lovetro (ACB)
Orlando Pedroso (SIB)

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.