Katherine Mathilda “Tilda” Swinton (Londres, 5 de novembro de 1960), atriz britânica vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em Michael Clayton. É mundialmente conhecida por suas atuações como a Feiticeira Branca na série de filmes As Crônicas de Narnia e como o Ancião no filme Doutor Estranho.
Em 2001, Swinton foi nomeada ao Globo de Ouro por sua atuação em The Deep End. Teve aparições em Vanilla Sky (2001), e Adaptation. (2002). Em seguida, ela estrelou o drama policial Julia (2008), Eu Sou o Amor (2009), e o thriller psicológico We Need to Talk about Kevin (2011). Swinton depois estrelou o drama romântico Only Lovers Left Alive (2014), também estrelou Doutor Estranho (2016) e fez uma breve participação em Vingadores: Ultimato no Universo Cinematográfico Marvel. Ela também é conhecida por suas performances como a Feiticeira Branca na série As Crônicas de Narnia.
Swinton nasceu em Londres na Inglaterra. Seu pai, Major-General John Swinton, foi lorde-tenente de Berwickshire entre 1989 a 2000, é escocês, e sua mãe, Judith Balfour, era australiana. Seu bisavô paterno George Swinton era um político escocês e oficial de armas. A família Swinton é uma antiga família anglo-escocesa de linhagem da alta Idade Média, e seu tataravô materno era o botânico escocês John Hutton Balfour.
Swinton, por ser a única mulher de 4 filhos, conta que sempre se considerou um menino, principalmente em meio aos irmãos. Em uma entrevista, Tilda recorda que na infância tentou matar o seu irmão mais novo enquanto ele dormia.
Swinton frequentou três escolas independentes, a Queen’s Gate School, em Londres, a West Heath Girls’ School (na mesma classe de Diana, Princesa de Gales), e também em Fettes College, por um breve período. Em 1983, formou-se em New Hall, agora conhecido como Murray Edwards College, em Cambridge University com uma licenciatura em Ciências Sociais e Políticas. Enquanto na Universidade de Cambridge, entrou para o Partido Comunista da Grã-Bretanha.