Uebas!

Benício, Orlando e Goott

Pra algumas coisas, você precisa ter um pouco de sorte. Fui ao Rio para lançar o “Moças Finas” e dar uma palestra no evento IlustraBrasil!, organizado pela SIB (Sociedade Brasileira de Ilustradores). A palestra que abriu o evento na sexta, dia 24, era com o carioca Gutemberg Monteiro, senhor que do alto de seus 90 anos, 3 pernas, como ele diz, mantém viva boa parte da memória da introdução dos quadrinhos no Brasil.

Funcionário da Rio Gráfica, era o principal capista de publicações como a X-9 até ser convidado a trabalhar na América. De studio em studio, desenhou Superman, Batman, Gasparzinho, Brazinha, Tom e Jerry entre outros.

Morador do Queens, só não se deu melhor, segundo ele, porque não tem ambições. Temporariamente no Brasil, está cheio de planos e registrando personagens. Na platéia, Benício que diz ter tido Gutemberg como seu mestre. Este, por sua vez, diz que Benício chegou pronto. Detalhes: Goott vem ao Brasil anualmente, quando participa do encontro dos contemporâneos da Rio Gráfica. Quem viu, viu.

Orlando Pedroso

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Geral, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.