Uma pena. Fomos muito amigos. Trabalhamos juntos na TV Iguaçu e na Teorema. Foi importante fonte de pesquisa para o meu livro 100 Anos de Criatividade. Fica a memória de um profissional extremamente dedicado. Um perfeccionista. No momento, deve estar mostrando a Deus o que Ele precisa fazer para melhorar o céu. Quem nunca viu o Renato ter um acesso de riso, perdeu um dos espetáculos mais cômicos e angustiantes da história da cidade. Acontecia principalmente nas horas em que não se devia rir. Num enterro, por exemplo. Uma vez, teve que ser retirado do funeral de um amigo judeu quando começou a gargalhar de forma incontrolável ao ver o Hiram de Hollanda usando um quipá mal equilibrado sobre os cabelos grisalhos. Desejo que ele tenha o merecido descanso. Sempre trabalhou muito.
Foi o único sujeito que eu conheci que podia escrever um poema épico a respeito de um parafuso e uma chave de fenda. O Renato simplesmente esgotava tudo o que era possível fazer com qualquer equipamento, mesmo sem manual de instruções. Um fenômeno. Era impossível discutir com ele sobre os temas do seu interesse. Ele sempre tinha razão. Sabia tanto que chegava a ser irritante. Várias vezes tentou me converter à crença de que os videntes existiam. Apresentou-me alguns. O mais sábio de todos foi o Frei Miguel, da Vila Nossa Senhora da Luz.
Um assombro. Foi fuzilado durante a guerra e não morreu. Fingiu que estava morto entre os cadáveres de uma vala comum. E, quando foi possível, ressuscitou. O Renato garantia que o Frei Miguel enxergava o futuro de qualquer pessoa como quem assiste a um filme. Começo, meio e fim. Deve ter visto o que ia acontecer com o Renato nesta manhã de sábado. Fico pensando sobre qual futuro ambos vão falar quando se encontrarem.
03/06/2023
Sobre Solda
Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido
não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.