Veja-se!

7 Dias em Havana, 7 jours à la Havane (Espanha/França, 2012). De Elia Suleiman, Gaspar Noé, Julio Medem, Laurent Cantet, Pablo Trapero, Juan Carlos Tabío, Benicio Del Toro. Com Daniel Brühl, Elia Suleiman, Emir Kusturica.

7 Days in Havana é um retrato de Havana em 2011: uma imagem contemporânea desta cidade eclética, cheia de vida e com os olhos no futuro, contada numa longa metragem em 7 capítulos, realizados por 7 reconhecidos realizadores internacionais.Cada episódio acontece num dia da semana, e segue a rotina de vida das suas extraordinárias personagens. Um mundo longe dos conhecidos clichés turísticos, 7 Days in Havana tem como objectivo mostrar a alma da cidade e os seus diversos bairros, atmosferas, gerações e culturas, num estilo emocionante e engraçado.

Sete realizadores (um cubano e seis de outros países) partilham um mesmo propósito: capturar, através das suas sensibilidades, origens e géneros cinematográficos, a energia e vitalidade que tornam Havana única. Alguns escolheram ver a cidade através do seu olhar estrangeiro, outros preferiram uma abordagem mais profunda e buscaram a inspiração nos habitantes locais.Todas as sete histórias têm argumentos independentes, mas as muitas ligações entre elas ajudam a criar uma forte unidade dramática. Lugares partilhados ajudam a esta ligação: paisagens emblemáticas de Havana, como a praia ou o Hotel Nacional constituem o pano de fundo de alguns dos capítulos.

Vários personagens aparecem em mais do que uma história – o protagonista de um dos argumentos desempenha um papel secundário em outro – ligando sutilmente as histórias e mostrando que em Havana todas as esferas sociais se movimentam lado a lado, entrelaçando-se e cruzando-se em vários momentos da semana.

Sobre Solda

Luiz Antonio Solda, Itararé (SP), 1952. Cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 50 anos tenta viver em Curitiba. É autor do pleonasmo "Se não for divertido não tem graça". Contato: luizsolda@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Veja-se! e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Compartilhe Facebook Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.