Na semana passada, homenageei uma extraordinária educadora, a já saudosa Vera Miraglia. Hoje, mostro o outro lado da moeda, posto que, como é sabido, a maioria de nossas escolas tem tido como resultado o fracasso. Ensinam não o que as crianças gostariam de aprender, mas o que alguém ou um bando de burocratas decidiu que elas precisam aprender. Em regra, um monte de inutilidades sem nenhuma importância para a vida, mas indispensáveis para o maldito vestibular – aquela infame máquina de triturar jovens.
O meu querido Rubem Alves, que dedicou a vida toda à educação, garantia que as escolas odeiam os alunos. Não fosse assim – justificava –, não formariam apenas rebanhos de ovelhas, todas balindo igual, todas pensando igual. Permitiriam que cada criança tivesse os seus próprios pensamentos e não a castigariam por pensar diferente e não ser ovelha de rebanho.
Assim era a escola Anjo da Guarda, de Vera Miraglia, que já não existe mais.
Não por acaso, me comovo toda vez que assisto ao belíssimo filme “Fernão Capelo Gaivota”, calcado na obra de Richard Bach, com excelente trilha sonora de Neil Diamond. Pobre Fernão, tão sonhador, tão solitário e tão incompreendido!… Queria apenas viver a vida, sem rédeas e sem fronteiras…
A grande Adélia Prado tem opinião semelhante a Rubem: “Fosse terrorista, raptava era diretor de escola e dentro de três dias amarrava no formigueiro, se não aceitasse minhas condições”.
Coitado do diretor, a culpa não é dele. Nem dos bravos e dedicados professores, tão vítimas – se não mais – quanto os alunos. A culpa é dos projetos, programas e métodos de educação inventados por gênios burocratas que nunca foram crianças ou simplesmente não gostam de crianças. Por isso, querem transformá-las logo em adultos, entupindo-as de conhecimentos inúteis que logo serão esquecidos, porque – como também ensinava Rubem Alves – a mente não guarda o que não lhe interessa e não tem utilidade.
Já na minha época era assim e aconteceu comigo. Nos velhos tempos de grupo escolar, fui obrigado a decorar todos os afluentes da margem esquerda e da margem direita do rio Amazonas e uma enxurrada de datas desimportantes da história do Brasil. Depois, no ginásio, fui apresentado ao máximo divisor comum, aos logaritmos e às fórmulas químicas. Para quê? Jamais precisei de qualquer um deles em toda a minha vida, como servidor público, advogado e jornalista. E já esqueci quase tudo.
“Aprender por aprender é estupidez. Somente os idiotas aprendem coisas para as quais não têm uso” – dizia Rubem. E emendava: “Os ditos ‘programas’ escolares se baseiam no pressuposto de que os conhecimentos podem ser aprendidos numa ordem lógica predeterminada. Ou seja: ignoram que a aprendizagem só acontece em resposta aos desafios vitais que estão acontecendo no momento da vida do estudante. E isso explicaria o fracasso das nossas escolas, assim como o sofrimento dos alunos e a sua justa recusa em aprender”.
Mestre em metáforas, Rubem lançava mão de um dito popular para ilustrar o seu pensamento. É aquele que diz: “É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencê-la a beber água…”. Explicava: “Se a égua não estiver com sede, ela não beberá água, por mais que o dono a surre. Mas, se estiver com sede, ela, por vontade própria, tomará a iniciativa de ir até o ribeirão”. Aplicado à educação: “É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender…”
Pois é, não aprende e ainda passa a sentir raiva das escolas.
Toda criança é curiosa por natureza. Quer e gosta de aprender. Só que as escolas tiram o encanto das crianças. Não ouvem nem lhes respondem as perguntas. Preferem atormentá-las com respostas que elas não querem saber, mas que os programas oficiais dizem que elas precisam aprender.
Rubem Alves sabia que as crianças têm sede de conhecimento. Mas advertia que “sua sede não se mata com água de um mesmo ribeirão. Elas querem águas de rios, de lagos, de lagoas, de fontes, de minas, de chuvas, de poças…”
Às crianças de hoje, especialmente àquelas deste início de novo milênio, não basta ensinar um monte de fatos do passado ou fazê-las decorar regras secularmente estatuídas. O importante para elas, mais do que qualquer coisa, é que se lhes abra o horizonte, se lhes mostre o porvir e se lhes incentive a pensar. E se pais e professores não souberem responder as suas perguntas, já farão muito não atrapalhando o raciocínio delas.
Deixemos nossas crianças voarem. Voando livremente, elas mesmas encontrarão as respostas. E assim se fará o milagre da educação.